Saúde

Novembro Azul: Região Nordeste lidera alto risco de incidência de câncer de próstata

31 de Outubro de 2021 - Redação Pernambués agora
[Novembro Azul: Região Nordeste lidera alto risco de incidência de câncer de próstata]

Inicia novembro e é a vez de conscientizar a população masculina da necessidade de cuidar do seu corpo e da mente

A campanha Novembro Azul estimula o diagnóstico precoce do tipo de câncer mais comum entre os homens, o câncer de próstata. A iniciativa eleva para mais de 90% as chances de cura, segundo especialistas.
O câncer de próstata é a causa de morte de 29% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. Para este ano, as estimativas do instituto apontam 65.840 novos casos, com um risco estimado de 62,95/100 mil habitantes.

O câncer de próstata ocupa a primeira posição em todas as regiões do país, com o mais alto risco estimado no Nordeste, com 72,35/100 mil, segundo o Inca. Quando comparado com o cenário nacional, a Bahia aparece em quarto lugar entre os estados com maior número de casos de câncer de próstata em 2021, com 6.130 ocorrências, com 1.090 em Salvador. 

O movimento Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata – 17 de novembro.

O que é a próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Sintomas:
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Fatores de risco:
•histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
•raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
•obesidade.

Prevenção e tratamento:
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.
 

Comentários

Outras Notícias

[Micareta de Feira: Bruno Monteiro destaca a importância do evento para valorização cultural]
Cultura

Micareta de Feira: Bruno Monteiro destaca a importância do evento para valorização cultural

18 de Abril de 2024

Micareta de Feira: Bruno Monteiro destaca a importância do evento para valorização cultural / Foto Sérgio Pedreira

[Trecho 2 do BRT de Salvador será entregue na próxima semana]
Bahia

Trecho 2 do BRT de Salvador será entregue na próxima semana

18 de Abril de 2024

A entrega do trecho será realizada pela prefeitura e pela Secretaria Municipal de de Mobilidade (Semob). - Foto: Betto Jr.| Secom

[Bairros de Salvador têm queda de energia por cerca de 1h; Coelba diz que 'intercorrência' em subestação provocou a interrupção do serviço]
Bahia

Bairros de Salvador têm queda de energia por cerca de 1h; Coelba diz que 'intercorrência' em subestação provocou a interrupção do serviço

18 de Abril de 2024

Salvador e região metropolitana registram queda de energia neste quinta-feira (18) — Foto: Rovema Energia

[Estudante é autorizado a cultivar maconha medicinal no interior da Bahia]
Bahia

Estudante é autorizado a cultivar maconha medicinal no interior da Bahia

18 de Abril de 2024

A solicitação do processo legal se dá pela garantia de tratamento para questões de saúde mental apresentadas pelo jovem / Foto Reprodução

[Número de denúncias de violência contra idosos cresce em 2024]
Justiça

Número de denúncias de violência contra idosos cresce em 2024

18 de Abril de 2024

Entre os abusos, estão maus tratos e violência patrimonial / Foto Divulgação

[Professor negro preso injustamente é solto na capital paulista]
Justiça

Professor negro preso injustamente é solto na capital paulista

18 de Abril de 2024

O professor Clayton Ferreira Gomes dos Santos deixa a 26ª DP, e encontra sua esposa, Cláudia Gomes, em sua casa. Foto Paulo Pinto/Agência Brasil