Saúde

Bahia detecta 11 casos de "flurona" em cinco municípios

08 de Janeiro de 2022 - A tarde
[Bahia detecta 11 casos de

No total, 11 casos da infecção chamada de "flurona", que é causada simultânea pelos vírus da influenza e da covid-19 foram registrados na Bahia

Dos 11, oito foram identificados na Região Metropolitana de Salvador (RMS). As ocorrências estão distribuídas em cinco municípios baianos e nenhum delas resultou em morte.

Os pacientes são residentes em Salvador (6), Feira de Santana (2), Lauro de Freitas (1), Camaçari (1) e Juazeiro (1). São seis pacientes do sexo masculino e cinco do sexo feminino, com idades entre 13 e 91 anos, divulgou nesta sexta-feira, 7, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia, após o término de investigações epidemiológicas e análises do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA).

H3N2

De 1º de novembro do ano passado até esta sexta, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) notificou 1661 casos de influenza A do tipo H3N2, distribuídos em 128 municípios. Do total de casos, 348 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram de internação.

Foram registrados, até então, 54 óbitos, distribuídos da seguinte forma: Salvador (42), Feira de Santana (3), Canavieiras (2), Valença (1), Laje (1), Teixeira de Freitas (1), Cabaceiras do Paraguaçu (1), Urandi (1), Sapeaçu (1) e Camaçari (1).

Covid-19

Já em relação à covid-19, nos seis primeiros dias do ano foram contabilizados 3.097 novos casos e 48 mortes pela doença. Na quinta-feira, 6, foram notificados 1.288 novos casos, o maior número desde 12 de agosto do ano passado, quando foram registrados 1.362 novos casos em 24 horas.

Se comparado o número de casos dos seis primeiros dias de janeiro com o mesmo período de dezembro, houve um aumento de 14,6%. Já na comparação com o mesmo intervalo de novembro, a alta é de 37,4%.

A secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, reitera a necessidade de manter medidas como uso de máscaras, evitar aglomerações e completar o esquema vacinal contra a covid. “É preciso que a população leve a sério as recomendações. O momento é crítico e pode se agravar ainda mais caso não tenhamos os cuidados necessários”, diz.

A secretária acrescentou que a pasta monitora vários indicadores, com a taxa de ocupação de leitos, novos casos e número de casos ativos, para avaliar a necessidade de ações como abertura de novos leitos ou retomada de medidas restritivas.
 

Foto: Reprodução

Comentários

Outras Notícias

[Nivea Stelmann cita xenofobia nos EUA e critica política imigratória:
Fofoca

Nivea Stelmann cita xenofobia nos EUA e critica política imigratória: "Estou apavorada"

06 de Fevereiro de 2025

Foto: YouTube

[Papazoni realiza show gratuito no Pelourinho]
Bahia

Papazoni realiza show gratuito no Pelourinho

06 de Fevereiro de 2025

Foto: Divulgação

[Programa Saúde nos Bairros oferece atendimentos gratuitos em quatro bairros de Salvador]
Bahia

Programa Saúde nos Bairros oferece atendimentos gratuitos em quatro bairros de Salvador

06 de Fevereiro de 2025

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

[Ministério da Saúde anuncia retomada de 21 obras no estado da Bahia]
Saúde

Ministério da Saúde anuncia retomada de 21 obras no estado da Bahia

06 de Fevereiro de 2025

Foto: Imagem ilustrativa. Divulgação Ministério da Saúde

[Ministério Público investiga Hospital Teresa de Lisieux por denúncias de falta de médicos]
Saúde

Ministério Público investiga Hospital Teresa de Lisieux por denúncias de falta de médicos

05 de Fevereiro de 2025

Foto: Divulgação/Hospital Teresa de Lisieux

[Alistamento militar feminino registra 23 mil inscrições apenas no primeiro mês]
Brasil

Alistamento militar feminino registra 23 mil inscrições apenas no primeiro mês

05 de Fevereiro de 2025

Foto: Ascom/Ministério da Defesa