A Prefeitura de Salvador inaugura, nesta quinta-feira (3), o serviço multiprofissional de atenção especializada em Saúde Mental no Multicentro Carlos Gomes
A implementação permitirá o acolhimento de pessoas de todas as faixas etárias com sofrimento ou transtorno mental moderado.
A iniciativa faz parte dos investimentos da atual gestão no fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para responder à crescente demanda de cuidado em saúde mental, agravada pelos impactos socioeconômicos e subjetivos da pandemia da covid-19.
A equipe multidisciplinar será composta por médicos psiquiatras, psicólogos e assistente social.
O acesso ao serviço no local ocorrerá de forma regulada, ou seja, os pacientes serão encaminhados pelas unidades básicas de saúde ou dos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS).
"Essa é uma inovação que estamos implementando na nossa rede com o intuito de ampliar os pontos de atenção especializados em saúde mental na nossa cidade", explicou Leo Prates, secretário municipal da Saúde.
"Essa equipe trabalhará de forma articulada com as unidades básicas e CAPS para diversificar as estratégias de cuidado, ampliar o acesso e qualificar as ações dos serviços ofertados. A ideia é assistir principalmente o público infanto-juvenil, que vem apresentando crescentes demandas de cuidado com situações de automutilação, sintomas depressivos e de ansiedade", completou.
Foto: Ascom/SMS - Secretaria Municipal de Saúde