Saúde

OMS reporta 780 casos de varíola do macaco em 27 países

06 de Junho de 2022 - OMS - Organização Mundial da Saúde
[OMS reporta 780 casos de varíola do macaco em 27 países]

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), foram confirmados 780 casos de varíola do macaco em 27 países onde o vírus não é endêmico

O órgão sustenta que o nível de risco global é moderado. 

Além disso, o número de 780 casos, registrados desde 13 de maio até a última quinta-feira, 2, está provavelmente subestimado devido às informações epidemiológicas e de laboratório limitadas. As informações são da Agência Brasil.

"É altamente provável que outros países identifiquem mais casos e que haverá maior expansão do vírus", garantiu a organização de saúde do sistema ONU. 

Os países onde o vírus não é endêmico que registraram mais casos são, segundo a OMS, Reino Unido (207), Espanha (156), Portugal (138), Canadá (58) e Alemanha (57).  Além de Europa e América do Norte, foram registrados alguns casos em Argentina, Austrália, Marrocos e Emirados Árabes Unidos. 

Um simples caso de varíola do macaco em um país não endêmico já é considerado como um surto. A varíola do macaco é uma doença rara, menos severa que sua versão humana, que provoca pústulas que se proliferam pelo corpo, febre, calafrios e dores, entre outros sintomas.  

"Embora o risco para a saúde humana e para o público em geral continue sendo baixo, o risco para a saúde pública pode ser elevado se o vírus conseguir se estabelecer em países não endêmicos como patógeno humano generalizado", afirmou a organização.  

Segundo a organização, os países endêmicos são: Camarões, República Centro-Africana, República do Congo (Brazzaville), República Democrática do Congo, Libéria, Nigéria, Serra Leoa, Gabão e Costa do Marfim, além de Gana, onde vírus só foi identificado em animais.


Foto: Divulgação

Comentários

Outras Notícias

[Ministério Público investiga Hospital Teresa de Lisieux por denúncias de falta de médicos]
Saúde

Ministério Público investiga Hospital Teresa de Lisieux por denúncias de falta de médicos

05 de Fevereiro de 2025

Foto: Divulgação/Hospital Teresa de Lisieux

[Alistamento militar feminino registra 23 mil inscrições apenas no primeiro mês]
Brasil

Alistamento militar feminino registra 23 mil inscrições apenas no primeiro mês

05 de Fevereiro de 2025

Foto: Ascom/Ministério da Defesa

[Pesquisa revela que São João é a festa favorita dos brasileiros, superando o Carnaval]
Bahia

Pesquisa revela que São João é a festa favorita dos brasileiros, superando o Carnaval

05 de Fevereiro de 2025

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

[Copa do Nordeste Sub-20 retorna ao calendário do futebol de base em 2025 com novidades; veja os detalhes]
Esportes

Copa do Nordeste Sub-20 retorna ao calendário do futebol de base em 2025 com novidades; veja os detalhes

05 de Fevereiro de 2025

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

[Sorteio da Copa do Brasil será nesta sexta; veja a situação de Bahia e Vitória]
Esportes

Sorteio da Copa do Brasil será nesta sexta; veja a situação de Bahia e Vitória

04 de Fevereiro de 2025

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

[Polícia aponta saldo positivo na Festa de Iemanjá: Nenhum crime grave foi registrado]
Bahia

Polícia aponta saldo positivo na Festa de Iemanjá: Nenhum crime grave foi registrado

04 de Fevereiro de 2025

Foto: Rafael Rodrigues / SSP