Saúde

Vacinas salvaram 20 milhões de vidas em um ano, aponta novo estudo

26 de Junho de 2022 - Folha Press
[Vacinas salvaram 20 milhões de vidas em um ano, aponta novo estudo]

As vacinas contra a Covid-19 salvaram quase 20 milhões de vidas durante o primeiro ano de sua existência, segundo estimativas feitas por pesquisadores do Imperial College London

O estudo foi publicado na revista The Lancet Infectious Diseases. Os cientistas consideraram os imunizantes da Pfizer, AstraZeneca e Moderna.

O trabalho calculou os benefícios das vacinas e chegou à conclusão de que os imunizantes salvaram 19,8 milhões de vidas em 185 países nos primeiros 12 meses de uso. Os cientistas estimaram que 12,2 milhões de vidas foram salvas em países ricos e mais 7,5 milhões de vidas foram salvas em países cobertos pela iniciativa Covid-19 Vaccine Access (Covax), projetada para fornecer vacinas a nações mais pobres.

No entanto, os pesquisadores também descobriram que mais 600 mil mortes poderiam ter sido evitadas se a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de vacinar 40% da população em todos os países até o final de 2021 fosse cumprida.

A maioria das mortes evitáveis ocorreu no continente africano. Atualmente, apenas 60% da população mundial recebeu as duas doses primárias de uma vacina contra a Covid.

Das vidas salvas, os especialistas estimam que 15,5 milhões delas foram resultado dos imunizantes que protegem contra sintomas graves de Covid. Estima-se que outras 4,3 milhões de mortes foram evitadas indiretamente pelas vacinas de Covid, ajudando a reduzir a transmissão e impedindo a sobrecarga dos sistemas de saúde.

No estudo, os pesquisadores afirmam que a aplicação das vacinas representou uma redução global de 63% no total de mortes (19,8 milhões de 31,4 milhões) durante o primeiro ano de vacinação contra a Covid-19.

O estudo analisou dados sobre taxas de vacinação, mortes por Covid e excesso de registros de óbitos. Especialistas da Universidade Johns Hopkins estimam que 6,3 milhões de pessoas morreram de Covid em todo o mundo. Enquanto isso, cerca de 11,6 bilhões de imunizantes foram entregues.

"A alta proteção em nível individual contra doenças graves e mortalidade devido à Covid-19, bem como o benefício em nível populacional proporcionado pela proteção leve contra a infecção pelo coronavírus (antes do surgimento da variante Ômicron), conferida pela vacinação, alterou fundamentalmente o curso da pandemia de Covid-19", escreveram os pesquisadores no estudo.

 

Foto: Divulgação

Comentários

Outras Notícias

[Obras da Arena Barradão têm início previsto para janeiro de 2027]
Esportes

Obras da Arena Barradão têm início previsto para janeiro de 2027

19 de Outubro de 2026

Foto: Yuri Couto / EC Vitória

[Salvador Digital permite marcar exames laboratoriais, raio-X e ECG pela internet]
Saúde

Salvador Digital permite marcar exames laboratoriais, raio-X e ECG pela internet

19 de Outubro de 2026

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

[Vacina nacional contra malária recebe autorização para primeira etapa de testes em humanos]
Saúde

Vacina nacional contra malária recebe autorização para primeira etapa de testes em humanos

19 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação

[Comunicação e acesso às vacinas estão entre cinco medidas para ampliar a imunização]
Saúde

Comunicação e acesso às vacinas estão entre cinco medidas para ampliar a imunização

19 de Outubro de 2026

Foto ilustrativa: Marcelo Camargo / Agência Brasil

[Pesquisas investigam potencial das canetas emagrecedoras no tratamento de dependências]
Saúde

Pesquisas investigam potencial das canetas emagrecedoras no tratamento de dependências

16 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação/ MS

[Papa Leão XIV passa por cirurgia no pulmão e tem diagnóstico de câncer confirmado]
Mundo

Papa Leão XIV passa por cirurgia no pulmão e tem diagnóstico de câncer confirmado

16 de Outubro de 2026

Foto: Reprodução / VaticanoNews