Pouco mais de 200 pessoas foram testadas para hepatites virais no último sábado (9), durante o "Saber Salva".
A ação, realizada pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) no Conjunto Residencial Lauro de Freitas, localizado no Jambeiro, acontece em alusão ao 'Julho Amarelo', com o mês inteiramente dedicado ao combate e prevenção das hepatites.
De acordo com a médica generalista, Juliana Carvalho, as hepatites virais são doenças que provocam inflamações no fígado, sendo classificadas em cinco principais tipos: A, B, C, D e E. "Em geral, a transmissão acontece através de contato com sangue e relações sexuais desprotegidas além de ingestão de alimentos e água contaminados. Apesar de ser uma doença bem silenciosa, apresenta alguns sintomas como dor no corpo, pele amarelada, febre e cansaço", explicou.
O teste rápido é realizado dentro do consultório itinerante e se o diagnóstico for positivo para a doença o paciente é encaminhado para ser acompanhado no CTA. O equipamento, situado na Vila Praiana, conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, farmacêutico, psicólogos, assistentes sociais e técnicos. No local, o paciente positivo para hepatite recebe toda medicação necessária para o tratamento da doença de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Além dos testes rápidos para diagnóstico das hepatites, a ação contou ainda com a distribuição de preservativos, gel lubrificante, vacinação contra hepatites e autoteste para detectar o HIV. "A hepatite tem cura na maior parte das vezes. Pacientes com o vírus B devem fazer tratamento contínuo pelo resto da vida. Já a hepatite C é tratada e curada, em mais de 95% dos casos, com a administração de um único comprimido diário, durante 12 semanas", ressaltou a Dra Juliana.