Diante da alta demanda pela testagem rápida para a Covid-19 nas unidades de saúde de Salvador, a médica infectologista Adielma Nizarala, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), explica que nem todas as pessoas precisam fazer o exame.
Foto: Otávio Santos/Secom/PMS
A especialista define duas situações que indicam que o paciente precisa realizar o teste para identificação da presença ou não do coronavírus: "O indivíduo que teve contato com alguém sintomático ou confirmado para Covid-19 e o indivíduo com sintomas respiratórios. Esses são os pacientes que devem fazer a testagem. Em ambos os casos, podemos fazer RT-PCR, teste de antígeno ou autoteste".
A médica ressalta ainda a importância de observar os sintomas e o período de permanência desses indicadores. "O tempo ideal para realização dos testes é a fase aguda da doença, ou seja, até o sétimo dia de sintomas ou do contato. Estimamos um mínimo de três dias do início dos sintomas para realização dos restes, a fim de fugirmos dos resultados falsos negativos", alertou.
O procedimento de testagem é realizado através da coleta da amostra de secreção do nariz do paciente pelo swab (cotonete), e o laudo sai em até 45 minutos. As pessoas que apresentarem resultado positivo serão atendidas por um médico, que vai passar as recomendações sobre como se preservar no período de isolamento e outras orientações.
Se o cidadão apresentar sintomas mais graves, será avaliada a necessidade de encaminhamento para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou internamento hospitalar.
Novo posto de testagem
Salvador já contava com dois pontos exclusivos para testagem rápida: na UPA Barris e no pátio do Pronto Atendimento Maria da Conceição Imbassahy, no bairro do Pau Miúdo. São oferecidos diariamente 300 e 200 testes, respectivamente. O horário de funcionamento no posto dos Barris é de segunda a domingo, e na unidade do Pau Miúdo, de segunda a sexta, ambas a partir das 8h.
Para ampliar a oferta de teste rápido para detecção da Covid-19 em Salvador, a SMS abre mais um ponto de testagem, no fim de linha de Brotas, nesta terça-feira (29). A tenda vai oferecer 300 exames por dia aos usuários que apresentarem sintomas para a doença e vai funcionar de segunda a sexta-feira, a partir das 8h.
Desde o início da campanha, que começou na última sexta-feira (18), foram realizados 3.075 exames, com 1.727 positivados.
O serviço também pode ser encontrado em mais de 40 postos de saúde espalhados pela cidade - são cerca de 50 exames oferecidos em cada unidade. A lista completa é atualizada diariamente e divulgada nas redes sociais da prefeitura, veículos de comunicação e no site da SMS.
"A estratégia reforça nosso plano de controle à proliferação do vírus e detecção precoce da doença. Mas não podemos nos distanciar da importância de concluirmos o ciclo vacinal. A vacina é o método mais eficaz para combatermos a Covid-19", destacou o titular da SMS, Decio Martins.