O imunizante, que contém cepas atualizadas e protege contra as variantes do coronavírus, como a Ômicron, começou a ser aplicado na capital baiana no dia 27 de fevereiro.
FOTO: Divulgação
Começa na segunda-feira (6), em Salvador, a vacinação para idosos com 60 anos ou mais com a Pfizer Bivalente. O imunizante, que contém cepas atualizadas e protege contra as variantes do coronavírus, como a Ômicron, começou a ser aplicado na capital baiana no dia 27 de fevereiro.
Por meio de nota, a Prefeitura de Salvador informou que, para receber o reforço, é preciso ter tomado, no mínimo, duas doses da vacina e ter recebido a última há, pelo menos, quatro meses.
No total, são 246.984 pessoas entre 60 e 69 anos residentes na capital baiana habilitados para bivalente.
Desde que foi iniciada em Salvador, a estratégia da vacinação com a bivalente imunizou mais de 15 mil pessoas no município. A inclusão do novo público elegível está prevista no calendário de imunização do Ministério da Saúde.
De acordo com a vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos, serão montadas estruturas com pontos de vacinação em todas as regiões da cidade.
"Graças a vacinação, seguimos com a situação epidemiológica estável em nossa capital e a oferta do imunizante que tem eficácia maior para outras variantes da doença é mais uma alternativa para seguimos com a contingência das ocorrências em Salvador”, explicou.
Além dos idosos com 60 anos ou mais, seguem habilitados para bivalente:
a população vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos
trabalhadores das (ILP)
imunocomprometidos (mediante apresentação de laudo médico)
comunidades quilombolas
O esquema com os locais de vacinação destinados para cada público será divulgado posteriormente pela prefeitura da capital.