Hipertensão ou pressão alta é uma doença crônica, silenciosa e assintomática / Foto Marcelo Camargo
O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é celebrado no dia, 26, e serve como alerta sobre a importância de controlar a pressão arterial. A hipertensão ou pressão alta é uma doença crônica, silenciosa e assintomática, o que mascara a percepção sobre a gravidade da doença. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 51% das mortes por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e 45% das mortes relacionadas a problemas cardíacos são por causa da hipertensão.
A hipertensão arterial é o fator de risco mais relevante para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte no mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de mil pessoas morrem por doenças cardiovasculares por dia no Brasil.
A doença é fácil de ser diagnosticada e, apesar de não ter cura, pode ser controlada através de medicamentos e mudança no estilo de vida. Manter uma alimentação saudável, reduzir o consumo de sal, praticar atividade física, diminuir o consumo de álcool e cigarro e controlar o peso são medidas que ajudam a manter a pressão arterial controlada e garantir bem-estar e melhor qualidade de vida.
Para falar sobre a importância da medição da pressão arterial, a adoção de hábitos de vida saudáveis para eliminação dos fatores de risco, além da eficiência do tratamento para o controle da doença, os especialistas da Dasa estão disponíveis para entrevista.