Cantora Yara Sereia foi a beneficiada com o procedimento, feito no Hospital Universitário Edgard Santos (Hupes) / Foto Divulgação
A primeira cirurgia de transição vocal em uma mulher trans, em Salvador, foi realizada no último sábado (13/4), no Hospital Universitário Edgard Santos (Hupes), vinculado à Universidade Federal da Bahia (Ufba). O procedimento foi feito pela médica Erica Campos, pioneira nesse tipo de procedimento, chamado de “glotoplastia”.
A cirurgia foi realizada por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) na cantora Yara Sereia, atriz e eleita princesa LGBT do Carnaval de Salvador 2023. Ela é, também, CEO da Rede Negra Indígena e já era acompanhada pelo Ambulatório Transsexualizador da Ufba.
Em seu perfil no Instagram, Yara contou que, além da glotoplastia, também foi submetida a uma condroplastia, que envolve a remodelação de superfícies articulares com o objetivo de estimular determinada área para “crescer” nova cartilagem.
Ela disse, ainda, que está fazendo dieta líquida e deve permanecer em “repouso total” por 15 dias. “Quero garantir para que seja a realização de um sonho que nunca tive. Ou tive por um tempo”, escreveu, nos stories.
Ao portal baiano Dois Terços, Dra. Erica Campos afirmou que estava muito feliz com essa primeira cirurgia, porque acredita que essa dará o início de muitas outras. “É a realização de um sonho, que muda a vida das mulheres trans em Salvador, que lutam há muitos anos para que isso aconteça”, frisou a médica.