Saúde

Sobremesa viral “morango do amor” pode causar danos dentários, alerta conselho de odontologia

07 de Agosto de 2025 - Redação Pernambués agora
[Sobremesa viral “morango do amor” pode causar danos dentários, alerta conselho de odontologia]

Foto: Receitas Já/Divulgação

Febre nas redes sociais, o “morango do amor” — bombom de morango coberto com uma camada dura de caramelo — tem preocupado profissionais de saúde bucal. Em nota oficial, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) advertiu sobre os riscos do doce, especialmente para pessoas com aparelhos, facetas ou próteses dentárias.
De acordo com o conselho, o consumo de alimentos excessivamente duros e grudentos pode causar sérias lesões, como fraturas dentárias e danos a dispositivos odontológicos. Vídeos de internautas que tiveram dentes quebrados ou contenções arrancadas ao morder o doce têm se espalhado pela internet.
“Em meio a conteúdos positivos nas redes, também viralizaram relatos de pessoas que se machucaram com o caramelo duro. Em alguns casos, a prótese ou lente foi arrancada junto com o doce”, alertou o CFO.
Para quem deseja provar a sobremesa, a recomendação é redobrar o cuidado. O conselho sugere que o caramelo seja cortado com faca e consumido em pequenos pedaços, preferencialmente com os molares. Outro cuidado importante é com o alto teor de açúcar: resíduos presos aos dentes podem favorecer cáries, exigindo escovação imediata e uso do fio dental.
O consumo deve ser evitado por pessoas com aparelhos ortodônticos, facetas ou próteses, pois qualquer dano pode gerar consequências graves na cavidade oral. O CFO ainda recomenda alternativas com coberturas mais suaves, como chocolate ou calda cremosa.

Comentários

Outras Notícias

[Concha Acústica oferece mais de 500 vagas gratuitas de estacionamento em dias de shows]
Bahia

Concha Acústica oferece mais de 500 vagas gratuitas de estacionamento em dias de shows

01 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Reconhecimento Facial da SSP já contribuiu para 3.800 prisões na Bahia]
Justiça

Reconhecimento Facial da SSP já contribuiu para 3.800 prisões na Bahia

01 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[Emprego formal registra queda de 32% em julho, mostra Caged]
Brasil

Emprego formal registra queda de 32% em julho, mostra Caged

01 de Setembro de 2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

[Coelba remove mais de 560 toneladas de cabos clandestinos em 12 cidades baianas]
Bahia

Coelba remove mais de 560 toneladas de cabos clandestinos em 12 cidades baianas

01 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução / Neoenergia Coelba

[Nordeste é a região com maior número de inscritos no Enem 2025]
Educação

Nordeste é a região com maior número de inscritos no Enem 2025

31 de Agosto de 2025

Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

[INSS volta a exigir autorização judicial para empréstimo a incapaz]
Economia

INSS volta a exigir autorização judicial para empréstimo a incapaz

31 de Agosto de 2025

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil