Saúde

Dengue: Fiocruz anuncia estudos clínicos de vacina

12 de Outubro de 2011 - Piatã

A vacina contra a dengue desenvolvida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) vai entrar em fase de estudos clínicos que deve ser concluída em quatro ou cinco anos. O anúncio foi feito pelo diretor de Bio-Manguinhos, unidade de vacinas da Fiocruz, Arthur Couto, na terça-feira (11).


O pesquisador informou que os estudos estão muito avançados, mas reconheceu que a farmacêutica francesa Sanofi-Aventis leva vantagem em seu projeto de vacina contra a dengue, que já está na etapa final de desenvolvimento.

"Estamos atingindo os objetivos, mas ainda temos uma caminhada pela frente. Nossa expectativa é chegar ao produto e concluir seu registro em quatro ou cinco anos", disse Couto.

A Fiocruz, que trabalha em colaboração com a multinacional belga GlaxoSmithKline (GSK), pretende desenvolver uma única vacina contra os quatro sorotipos existentes do vírus, de maneira que se possa aplicar em uma só dose para facilitar a logística da distribuição em regiões remotas.

CALOR

Ao mesmo tempo, o governo apresenta seu plano para combater a dengue na temporada do verão, época de maior contágio.

Dentre as estratégias anunciadas pelo Ministério da Saúde, destaca-se a designação de incentivos financeiros aos municípios que cumprirem os objetivos de prevenção e do acompanhamento epidemiológico com apoio das redes sociais.

"O Ministério da Saúde utilizará todos os meios de informação para antecipar as ações contra a dengue. As redes sociais serão usadas dentro dessa estratégia", disse o ministro Alexandre Padilha em comunicado.

As redes sociais servirão como um sistema de vigilância complementar que alertará a detecção de novos casos por áreas geográficas, permitindo verificar regiões que apresentem um aumento significativo de contágios.



O secretário de Vigilância de Saúde, Jarbas Barbosa, afirmou que o ministério está lançando uma série de iniciativas centradas no atendimento correto da população.

Segundo ele, o governo pretende incentivar a formação de 66 mil profissionais para melhorar o diagnóstico e o atendimento.

De acordo com o balanço epidemiológico, entre janeiro e setembro de 2011, o número de casos graves foi reduzido em 40% em relação ao mesmo período de 2010.

O número de óbitos por causa da dengue diminuiu 25% e o número de casos notificados caiu 24%.

Em 2010, 550 pessoas morreram no Brasil pelo contágio desta doença transmitida pela picada do mosquito "Aedes aegypti", que nos casos mais graves chega a produzir hemorragias internas.

As informações são da Folha de São Paulo.

Comentários

Outras Notícias

[Tecnologia de reconhecimento facial da SSP-BA já capturou mais de 300 foragidos em 2025]
Justiça

Tecnologia de reconhecimento facial da SSP-BA já capturou mais de 300 foragidos em 2025

24 de Fevereiro de 2025

Foto: Alberto Maraux / SSP-BA

[Bahia lança camisas especiais em homenagem aos ícones do Carnaval baiano]
Esportes

Bahia lança camisas especiais em homenagem aos ícones do Carnaval baiano

24 de Fevereiro de 2025

Foto: Divulgação / EC Bahia

[ Infrações por excesso de velocidade em rodovias federais da Bahia aumentam quase 150% em 2024]
Economia

Infrações por excesso de velocidade em rodovias federais da Bahia aumentam quase 150% em 2024

24 de Fevereiro de 2025

Foto: Divulgação / PRF na Bahia

[Governo da Bahia antecipa pagamento dos servidores ativos para o dia 27 deste mês]
Bahia

Governo da Bahia antecipa pagamento dos servidores ativos para o dia 27 deste mês

24 de Fevereiro de 2025

Foto: Reprodução / Youtube

[Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 130 milhões]
Brasil

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 130 milhões

23 de Fevereiro de 2025

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

[Campanha vai estimular vacinação de adolescentes contra o HPV]
Saúde

Campanha vai estimular vacinação de adolescentes contra o HPV

23 de Fevereiro de 2025

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil