Bira Corôa procura Fifa por falta de crianças negras acompanhando jogadores
01 de Julho de 2014 - PiatãO deputado estadual Bria Corôa, presidente da Comissão de Promoção da Igualdade da Assembleia Legislativa, enviou uma carta aberta a Fifa, nesta terça-feira (01), repudiando a falta de crianças negras acompanhando os jogadores nos jogos da Copa do Mundial.
"O Brasil é uma país bastante diverso e miscigenado, com maioria da população negra, logo, a não representação desta nos jogos demonstra o quanto o Mundial 2014 está deslocado do momento atual que o país vive, no qual os negros conquistam cada vez mais espaço na sociedade. Por outro lado, tal invisibilidade chama em causa ainda a necessidade de reafirmação das políticas de reparação", afirma. Veja o documento na íntegra:
"À Entidade Máxima da Copa do Mundo 2014
Venho, por meio desta, manifestar a minha insatisfação quanto a falta de crianças negras acompanhando os jogadores na entrada dos jogos do Mundial 2014. Minha atenção está voltada para esta realidade desde as primeiras partidas e, desde então, atesto a presença exclusiva de crianças de pele clara. Até mesmo nos jogos realizados na Arena Fonte Nova, localizada num estado onde, como é amplamente divulgado, possui o maior número de negros fora do continente africano, não se verificou presença destes aos quais exijo espaço e representação.
O Brasil é uma país bastante diverso e miscigenado, com maioria da população negra, logo, a não representação desta nos jogos demonstra o quanto o Mundial 2014 está deslocado do momento atual que o país vive, no qual os negros conquistam cada vez mais espaço na sociedade. Por outro lado, tal invisibilidade chama em causa ainda a necessidade de reafirmação das políticas de reparação, visto que, quando estas não estão presentes para impor espaço ao povo negro, este lhe é negado.
A realização do Mundial no Brasil tem atraído para este território uma visibilidade que necessitaria de décadas para acontecer e é exatamente por isso que não podemos negar ao mundo a oportunidade de entrar em contato com a diversidade do povo brasileiro, formada não só de brancos, como o início dos jogos vem demonstrando.
Neste país, é sabido que o futebol é mais que uma paixão nacional, faz parte do sonho de mudança de vida de muitas crianças e adolescentes, em sua maioria negras. Por isso, finalizo esta breve mensagem com a solicitação de que seja feita a reparação também neste aspecto. Como ainda estamos na fase "oitavas de final", fico na expectativa de ainda ver a mim e à grande parte da população brasileira representas nas crianças de pele negra que venham a acompanhar os jogadores no início das partidas.
Bira Corôa, deputado estadual e presidente da Comissão de Promoção da Igualdade da Assembleia Legislativa da Bahia."
Redação Bahia no Ar
Comentários
Outras Notícias
Babado Novo grava audiovisual “Efeito Verão” em Salvador
28 de Outubro de 2025Foto: Divulgação
Câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre mulheres na Bahia
28 de Outubro de 2025Foto: José Cruz / Agência Brasil
Aplicativo ajuda a reconhecer sintomas e prevenir o AVC
28 de Outubro de 2025Foto: Imagem Ilustrativa / Reprodução Ebserh
Anvisa proíbe manipulação e venda de implantes hormonais da Elmeco
28 de Outubro de 2025Foto: Reprodução
Covid-19 deixou 149 mil crianças e adolescentes órfãos em 2020 e 2021
26 de Outubro de 2025Foto: Altemar Alcantara/Semcom/Prefeitura de Manaus
CNI: encontro Lula-Trump representa "avanço concreto" em negociações
26 de Outubro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023