PRE representa contra Marcelo Nilo por propaganda antecipada
13 de Maio de 2014 - PiatãA Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) protocolou, nesta segunda-feira (12), duas representações contra o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Bahia Marcelo Nilo, por propaganda eleitoral antecipada e prática de conduta vedada a agentes públicos. O deputado gastou 48,1 mil reais em recursos públicos na publicação de 70 mil revistas com propaganda fora de época.
O material tem conteúdo que faz expressa menção à pré-campanha e a sua candidatura em 2014. Em cada uma das representações, a PRE requer a condenação de Nilo ao pagamento de multa equivalente ao valor gasto com a publicação.
O procurador Regional Eleitoral José Alfredo explica que o presidente da Assembleia violou o artigo 36, § 3º, da Lei das Eleições (n.º 9.504/97), pois a propaganda eleitoral só é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição. O artigo 73 proíbe aos agentes públicos condutas que afetam a igualdade de oportunidades entre candidatos nas campanhas eleitorais, entre elas “usar materiais ou serviços, custeados pelos Governos ou Casas Legislativas, que excedam as prerrogativas consignadas nos regimentos e normas dos órgãos que integram”.
A revista foi publicada em dezembro do ano passado com verbas da cota parlamentar, que são custeadas pela Assembleia Legislativa do Estado. Em várias páginas do informativo ficou evidente o objetivo do candidato de lançar seu nome como possível candidato no cenário eleitoral.
Redação Bahia no Ar, com informações da Ascom PRE
Comentários
Outras Notícias
Sesab define entidade para gestão de maternidade em Salvador em contrato milionário
16 de Abril de 2026Foto: Divulgação
Sindimed se posiciona após suspensão de eleições e rebate acusações de irregularidades
16 de Abril de 2026Foto: Divulgação
Diggo remarca gravação de novo projeto audiovisual em Salvador após adiamento por chuva
16 de Abril de 2026Foto: Instagram
Globo aposta em nova plataforma de vídeos verticais e reúne influenciadores para impulsionar conteúdo
16 de Abril de 2026Foto: TV Globo
Após turnê de despedida, Gilberto Gil confirma novo show no Brasil em 2026
15 de Abril de 2026Foto: Pridia
Conselho do Vitória aprova contas de 2025 com déficit próximo de R$ 25 milhões
15 de Abril de 2026Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023