Dilma diz que e-mail do governo terá proteção contra espionagem
13 de Outubro de 2013 - PiatãPresidente disse, via Twitter, que sistema será implantado pelo Serpro. Decisão ocorre em meio a denúncias de espionagem do governo dos EUA.
A presidente Dilma Rousseff disse neste domingo (13), por meio de sua conta no Twitter, que determinou a implantação de um sistema para proteger os e-mails do governo federal contra espionagem.
O anúncio ocorre em meio às revelações, pelo Fantástico, de que o governo dos EUA espionou a Petrobras, o Ministério de Minas e Energia e a própria presidente. Segundo Dilma, o sistema está sendo desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
“Determinei ao Serpro implantação de sistema seguro de e-mails em todo governo federal”, disse a presidente via Twitter. “Esta é 1ª medida para ampliar privacidade e inviolabilidade de mensagens oficiais”, completou ela.
Em uma terceira mensagem, Dilma justificou a decisão apontando que “é preciso + (mais) segurança nas mensagens para prevenir possível espionagem.”
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, já havia informado que o Serpro trabalhava num sistema para dar mais segurança aos e-mails do governo federal. Em entrevista no dia 24 de setembro, Bernardo disse que a previsão era que o ministério começaria a testar o novo serviço de mensagens criptografadas ainda neste mês de outubro.
A medida faz parte de um conjunto de ações que o governo brasileiro vai adotar para tentar impedir que suas comunicações sejam acessadas por programas de espionagem, como o do governo dosEstados Unidos. O governo também prevê a criação de um serviço público e gratuito de e-mail, oferecido pelos Correios. A tecnologia desse serviço, que também vai ser criptografado, será desenvolvida pelo Serpro.
As denúncias de espionagem contra o governo brasileiro levaram a presidente Dilma Rousseff a adiar a visita de Estado que faria aos Estados Unidos neste mês de outubro. Em setembro, durante discurso na assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), Dilma denunciou as ações de espionagem, disse que elas “ferem” o direito internacional e “afrontam” os princípios que regem a relação entre os países.
*G1.
Comentários
Outras Notícias
Sesab define entidade para gestão de maternidade em Salvador em contrato milionário
16 de Abril de 2026Foto: Divulgação
Sindimed se posiciona após suspensão de eleições e rebate acusações de irregularidades
16 de Abril de 2026Foto: Divulgação
Diggo remarca gravação de novo projeto audiovisual em Salvador após adiamento por chuva
16 de Abril de 2026Foto: Instagram
Globo aposta em nova plataforma de vídeos verticais e reúne influenciadores para impulsionar conteúdo
16 de Abril de 2026Foto: TV Globo
Após turnê de despedida, Gilberto Gil confirma novo show no Brasil em 2026
15 de Abril de 2026Foto: Pridia
Conselho do Vitória aprova contas de 2025 com déficit próximo de R$ 25 milhões
15 de Abril de 2026Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023