'FT' critica Dilma por divulgar dados não oficiais sobre o PIB
27 de Novembro de 2013 - PiatãPresidente afirmou a jornal que PIB de 2012 foi maior que o anunciado. Para 'FT', anúncio deveria ser feito de forma mais convencional.
O jornal britânico "Financial Times" criticou a presidente Dilma Rouseff, em seu blog sobre os países em desenvolvimento, por divulgar estatísticas não oficiais sobre a economia brasileira. Segundo a publicação, o governo brasileiro sabe "como deixar os investidores preparados para tudo".
Em entrevista à edição brasileira do jornal "El País", nesta terça-feira (26), Dilma afirmou que o Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) de 2012 cresceu, na verdade, 1,5%, em vez dos 0,9% divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
"Grande notícia, certo?", diz o jornal. "No entanto, investidores ficaram coçando as cabeças depois que o IBGE recusou confirmar se a revisão é verdadeira". O instituto vai divulgar na próxima terça os dados do PIB do terceiro trimestre, quando poderá então revisar os dados referentes ao ano passado.
"O Brasil está longe de outros países como a Argentina em relação à estatística 'criativa'", diz o "FT". "No entanto, com a credibilidade da equipe econômica sob crescente escrutínio por causa das contas fiscais, Dilma deveria ter escolhido uma forma mais convencionar de anunciar uma revisão tão significante do PIB".
As informações são do G1.
Comentários
Outras Notícias
Angélica anuncia voto em Lula e aponta defesa da democracia como motivo da decisão
22 de Outubro de 2026Foto: Crédito não informado no material enviado.
Ruivo Baiano relata perda de perfil no Instagram e pede ajuda para divulgar conta alternativa
22 de Outubro de 2026Foto: Reprodução / Instagram
Lázaro Ramos mobiliza público para estreia de “Feito Pipa”, escolhido pelo Brasil na disputa por vaga no Oscar
22 de Outubro de 2026Foto: Reprodução / Instagram @olazaroramos
Edu, Camutanga e Kauan Coutinho voltam aos treinos e ampliam opções do Vitória
22 de Outubro de 2026Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Davi Brito anuncia divulgação para empresas com valores a partir de R$ 500
21 de Outubro de 2026Foto: Instagram
Anvisa determina apreensão de tirzepatida e retatrutida vendidas sem registro
21 de Outubro de 2026Foto: Caroline Morais/Ministério da Saúde
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023