Artigos

"Eu fui homossexual e sei o que estou dizendo", diz pastor Isidório em defesa a Feliciano

05 de Abril de 2013 - Piatã

O deputado estadual sargento pastor Isidório (PSB), que diz ter deixado de ser gay há 18 anos, comandou os evangélicos contra os protestos durante palestra de Feliciano em Salvador

Durante mais de uma hora, o deputado federal e pastor Marco Feliciano (PSC-SP), acusado de ter posições racistas e homofóbicas, palestrou ontem para centenas de pessoas em uma igreja batista na Ribeira. O deputado veio a Salvador um dia depois de a cantora Daniela Mercury assumir o namoro com a jornalista Malu Verçosa e criticar no twitter a postura do deputado. Na frente da Igreja Batista Avivamento Profético, na rua Domingos Rabelo, manifestantes do Grupo Gay da Bahia (GGB) e da Associação de Travestis de Salvador (Atras) protestaram contra a vinda de Feliciano à Bahia.

“Nosso movimento não é contra os evangélicos, mas contra o que Marco Feliciano representa. Ele é homofóbico e racista. A sociedade está com um mal-estar enorme com a presença dele”, disse o presidente do GGB, Marcelo Cerqueira. Os militantes levaram cartazes com a provocação “Feliciano não me representa”.

“Soubemos da chegada dele através de uma travesti que o viu no aeroporto. Não vamos aceitar. Se ele botar o pé da Bahia, ele não sai. O cara que disse que negro é uma maldição não bota o pé aqui”, ameaçou Vida Bruno, integrante do GGB, pouco antes de o deputado chegar ao local. Em resposta aos militantes da causa gay, evangélicos levaram cartazes defendendo o político: “Pastor Marcos o Senhor é contigo nessa batalha”.

Na porta da igreja, manifestantes contrários a Feliciano encontram defensores do pastor que levaram bíblia

A disputa estava montada: de um lado, Cerqueira, Bruno e Millena Passos, presidente da Atras, incitavam os opositores de Feliciano. Do outro, o deputado estadual sargento pastor Isidório (PSB) comandava os evangélicos, que cantaram músicas gospel para abafar os gritos de protesto: “Jesus Cristo salva, cura e batiza. Isso é que é vida. Carregando a cruz”. Para provocar, Bruno respondia: “a nossa cruz é Feliciano”.

Isidório reafirmou a posição da Igreja Batista em relação aos homossexuais. “Ninguém pode ser forçado a ser gay. Se a bíblia diz que o homem e a mulher foram os sexos abençoados, qualquer outro é amaldiçoado. Quem diz isso é a bíblia, o papa e os pastores. Eu fui homossexual e sei o que estou dizendo. Tenho 18 anos de recuperado e tenho amigos se recuperando em clínicas”, contou o deputado baiano.

Três viaturas da 17ª Companhia Independente de Polícia Militar (Uruguai) foram ao local para controlar o tumulto, mas não houve agressão física. Feliciano chegou ao culto, marcado para as 17h, às 20h40 e entrou pela porta lateral para evitar o encontro com os militantes. O deputado não falou com a imprensa. “Agradeço pelo calor humano que recebi ao chegar na igreja”, palestrou Feliciano, no 20º Congresso do Poder do Impacto do Espírito Santo.

Durante o culto, ele disse que sofreu preconceito por sua origem humilde e pelo cuidado com o cabelo. Indiferente às acusações que tem recebido, Feliciano pautou a pregação. Anteontem, o pastor determinou que as sessões da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da qual é presidente, sejam fechadas para o público. O deputado volta hoje para Brasília. O GGB informou que fará protesto contra Feliciano no domingo, no Porto da Barra. Fonte: Correio

Comentários

Outras Notícias

[Mais Médicos Especialistas: Saúde estende prazo para adesão ao programa]
Saúde

Mais Médicos Especialistas: Saúde estende prazo para adesão ao programa

08 de Julho de 2025

Foto: Divulgação / Ministério da Saúde

[Mais de 11 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack, revela estudo da Unifesp]
Brasil

Mais de 11 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack, revela estudo da Unifesp

08 de Julho de 2025

Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil

[Bahia tem 3,8 UBS por 100 mil habitantes, aponta levantamento do Ministério da Saúde]
Saúde

Bahia tem 3,8 UBS por 100 mil habitantes, aponta levantamento do Ministério da Saúde

08 de Julho de 2025

Foto: Imagem ilustrativa / Betto Jr. / Secom

[Viúva de Gal Costa é condenada por prejuízos causados à compradora de imóvel da artista]
Fofoca

Viúva de Gal Costa é condenada por prejuízos causados à compradora de imóvel da artista

08 de Julho de 2025

Foto: Instagram

[Governo propõe plano de ressarcimento para vítimas de descontos indevidos do INSS]
Política

Governo propõe plano de ressarcimento para vítimas de descontos indevidos do INSS

07 de Julho de 2025

Foto: Marcelo Camargo / EBC

[Dia Nacional da Axé Music é aprovado no Senado e segue para sanção presidencial]
Política

Dia Nacional da Axé Music é aprovado no Senado e segue para sanção presidencial

07 de Julho de 2025

Foto: Reprodução