Artigos

Candeias: Cidade rica, povo pobre

22 de Outubro de 2011 - Piatã

Com o sexto maior PIB do estado da Bahia, Candeias é uma Cidade rica, suas maiores atividades econômicas giram em torno de um consolidado parque industrial, um dos mais importantes portos do Brasil, o Porto de Aratu Candeias, além de fazer parte do Centro Industrial de Aratu, e estar próxima à segun

Diz a lenda que, por volta de 1640, um milagre aconteceu em um córrego que cortava o Engenho Pitanga. O córrego transformou-se em fonte dos milagres e recebeu o nome de Candeias, que simboliza luz. Atraídos pelos milagres, os romeiros construíram suas casas nos arredores da fonte e, com a descoberta do petróleo, mais pessoas passaram a viver no local. Assim, em 1958, este centro de adoração religiosa transformou-se no município de Candeias.

Cidade Rica

Com o sexto maior PIB do estado da Bahia, Candeias é uma Cidade rica, suas maiores atividades econômicas giram em torno de um consolidado parque industrial, um dos mais importantes portos do Brasil, o Porto de Aratu Candeias, além de fazer parte do Centro Industrial de Aratu, e estar próxima à segunda maior refinaria do país, a Refinaria Landulfo Alves - Mataripe (RLAM).

Só que essa riqueza não é transferida para o povo candeiense. O município, que historicamente sempre foi comandado por duas famílias- os Maias e os Magalhães-, vive hoje um verdadeiro abandono.

Reeleita em 2008, depois de tomar judicialmente a prefeitura de sua inimiga política Amiga Jú (cassada pelo TRE-BA), a prefeita Maria Maia (PMDB) faz uma administração desastrosa. Apesar disto, tem conseguido se erguer financeiramente: em 2008 Maria declarou ser proprietária apenas de uma casa, na Rua 7 de Setembro em Candeias, e de um carro financiado três anos depois. Uma fonte ligada à peemedebista garante que o patrimônio da gestora aumentou consideravelmente: "Rapaz, você nem imagina. Os números são incalculáveis. Essa cidade é boa demais. Êta, 'dia candia' (nome carinhoso de Candeias) boa, retada’’, disse rindo o aliado da prefeita, que pediu para não ser identificado.

Pessoas ligadas à gestora garantem que Maria Maia possui hoje, além de sua casa em Candeias, um apartamento em Salvador, uma casa em Interlagos- área nobre de Mata de São João-, vários carros, presenteando inclusive seu sobrinho Danilo Maia com um veículo do ano, um automóvel Punto.

Agora para completar, ou melhor para aumentar seus rendimentos, o secretário de Governo Diego Maia (PMDB) filho único da gestora, acaba de adquirir uma franquia Subway- uma rede de restaurantes, que tem como especialidade a venda de sanduíches e saladas.

Segundo levantamento feito pela equipe do RMS NOTÍCIAS, só para adquirir a franquia da Subway, o interessado tem que desembolsar R$ 100 mil, além dos gastos com estrutura.

O novo restaurante de Diego deverá ficar ao lado da Igreja Assembleia de Deus, na Rua 13 de Maio.

Comentários

Outras Notícias

[Hospital do Recôncavo registra três nascimentos empelicados em um único dia]
Saúde

Hospital do Recôncavo registra três nascimentos empelicados em um único dia

12 de Agosto de 2026

Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

[SUS passa a oferecer teste para detecção precoce do câncer colorretal]
Saúde

SUS passa a oferecer teste para detecção precoce do câncer colorretal

12 de Agosto de 2026

Foto: Agência Brasil

[Salvador terá triagem gratuita com 100 vagas para pacientes com estrabismo]
Saúde

Salvador terá triagem gratuita com 100 vagas para pacientes com estrabismo

12 de Agosto de 2026

Foto: Divulgação

[Musical celebra obra de Moraes Moreira e inicia temporada nacional no Teatro Castro Alves]
Bahia

Musical celebra obra de Moraes Moreira e inicia temporada nacional no Teatro Castro Alves

12 de Agosto de 2026

Foto: Ana Beatriz Soares/Bahia Notícias

[Sensei baiano retorna às origens e transforma a vida de jovens por meio do karatê em Salvador]
Esportes

Sensei baiano retorna às origens e transforma a vida de jovens por meio do karatê em Salvador

11 de Agosto de 2026

Foto: Acervo pessoal

[Datafolha aponta que 63% dos brasileiros que apostaram na Copa não tiveram lucro]
Esportes

Datafolha aponta que 63% dos brasileiros que apostaram na Copa não tiveram lucro

11 de Agosto de 2026

Foto: Arquivo/Agência Brasil