Bahia

Começa amanhã a Semana do Clima da América Latina e Caribe

18 de Agosto de 2019 -Redação Pernambués agora
[Começa amanhã a Semana do Clima da América Latina e Caribe]

A Cidade do Clima vai receber palestras, mesas de debates e conferências nos espaços Verde, Amarelo e Azul.

Evento organizado pela ONU tem cidade própria, agenda intensa de atividades e esquema especial de serviços

Começa nesta segunda-feira (19), às 9h, no Salvador Hall (Paralela), a Semana do Clima da América Latina e Caribe 2019, evento da Organização das Nações Unidas (ONU) que ocorre até a sexta-feira (23), com participação da Prefeitura. A abertura acontece com a instalação do Painel Salvador de Mudança do Clima, com a presença do prefeito ACM Neto e de autoridades estrangeiras, a exemplo do embaixador da Holanda, Kees Van Rij, além do renomado climatologista mundial Carlos Nobre. 

Durante o painel, a Prefeitura apresenta o Plano Municipal de Adaptação e Mitigação da Mudança Climática, contratado com recursos do BID e que se inicia este mês. O aterro sanitário de Salvador, que transforma lixo em energia suficiente para abastecer uma cidade como Lauro de Freitas, também vai receber uma premiação simbólica em função do trabalho de mitigação do carbono.

O evento acontece na Cidade do Clima, montada no Salvador Hall especialmente para a ocasião, que vai receber autoridades mundiais ao longo da semana. A Cidade do Clima vai receber palestras, mesas de debates e conferências nos espaços Verde, Amarelo e Azul.

Exemplos sustentáveis - O próprio local do evento vai dar o exemplo quando o assunto é sustentabilidade. A praça de alimentação terá estandes compartilhados, que venderão produtos naturais, saudáveis e orgânicos provenientes de produtores locais e de agricultura familiar que trabalham nos biomas Mata Atlântica e Caatinga. Não será servido nada com proteína animal, seguindo as diretrizes baseadas na dieta do planetária. 

Os resíduos orgânicos provenientes da praça de alimentação e do coffee break serão coletados e destinados à compostagem, processo que transforma restos de alimentos em húmus. Esse composto que será utilizado na horta do terraço do Salvador Shopping. As hortaliças cultivadas com esse composto retornam para os restaurantes do shopping, fazendo parte das opções de pratos para os clientes.

Além disso, todo o material reciclável da Cidade do Clima, como plástico, alumínio, vidro, papel e papelão, será recolhido pela Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava (CAEC), que fará a comercialização deste material para a indústria, gerando renda para 75 famílias. Já as lonas, utilizadas na publicidade do evento, serão destinadas para o Mercado Iaô e Associação Fábrica Cultural, que fomentam a produção artesanal na Península de Itapagipe. Lá, o material será reaproveitado para a produção de bolsas, sacolas e carteiras, beneficiando 2.500 artesãos.

Serviços - Prefeitura preparou um esquema especial de serviços para a Semana do Clima. A Guarda Civil Municipal vai apoiar a segurança, ao lado dos efetivos policiais estadual e federal, e o ordenamento na área da Cidade do Clima. Ao todo, 206 guardas estarão mobilizados efetuando revista e patrulhamento motorizado.  

A Transalvador fará o monitoramento e o controle de trânsito nas imediações da Cidade do Clima, coibindo paradas e estacionamento irregular que possam causar algum transtorno ao tráfego de veículos. Já a Secretaria de Mobilidade (Semob) vai colocar em operação, a partir de hoje e até sexta, uma linha especial com ônibus elétrico saindo diariamente do Shopping Paralela em direção ao local do evento. 

A Limpurb, que já fez todo um trabalho prévio envolvendo roçagem, capinação, retirada de terra e pintura de meio-fio, vai estar presente garantindo a limpeza e disponibilizando equipamentos para coleta seletiva. Isso tudo sem deixar de atender a demanda diária e reforçar o trabalho nas áreas turísticas, para deixar Salvador ainda mais linda para os mais de quatro mil inscritos na Semana do Clima.

Comentários

Outras Notícias

[Sertão do São Francisco receberá maior volume de investimentos em 2020]
Bahia

Sertão do São Francisco receberá maior volume de investimentos em 2020

18 de Fevereiro de 2020

O território Sertão do São Francisco, que inclui cidades como Casa Nova, Juazeiro, Sento Sé e Sobradinho, receberá a maior fatia de investimentos assinados no ano passado para esse ano de 2020. Devem ser gerados, neste ano, quase 2 mil postos de trabalho.

[Flávio Bolsonaro posta vídeo de Adriano da Nóbrega morto e acusa PM-BA de tortura]
Política

Flávio Bolsonaro posta vídeo de Adriano da Nóbrega morto e acusa PM-BA de tortura

18 de Fevereiro de 2020

O senador Flávio Bolsonaro publicou nas suas redes sociais um vídeo em que o corpo do miliciano Adriano da Nóbrega e exposto após sua morte, em operação policial na Bahia, na semana passada.

[Petroleiros indicam continuação da greve, após TST considerar movimento ilegal]
Brasil

Petroleiros indicam continuação da greve, após TST considerar movimento ilegal

18 de Fevereiro de 2020

Em greve desde o dia primeiro deste mês, os petroleiros avaliam um posicionamento em resposta à decisão monocrática do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Ives Gandra, que considerou a paralisação abusiva e ilegal.

[Coronavírus leva a 'êxodo' dos times da China]
Esportes

Coronavírus leva a 'êxodo' dos times da China

18 de Fevereiro de 2020

O surto de coronavírus que atinge a China tem causado indecisão no futebol local.

[Paulo Carneiro é multado e suspenso por ofensas a árbitro]
Esportes

Paulo Carneiro é multado e suspenso por ofensas a árbitro

18 de Fevereiro de 2020

O dirigente rubro-negro foi enquadrado no artigo 243-F, que trata de ofender alguém em sua honra por fato relacionado diretamente ao esporte. Ele foi suspenso por 30 dias e terá que pagar multa de R$ 15 mil.

[Polícia Civil realiza ações para o respeito às mulheres no Carnaval]
Bahia

Polícia Civil realiza ações para o respeito às mulheres no Carnaval

18 de Fevereiro de 2020

O público recepcionou a iniciativa da Polícia Civil contra o crime de Importunação Sexual com a campanha “Eu respeito o seu não” no Furdunço e no Shopping da Bahia