Bahia

‘Baba de Saia’: Ação social leva atendimentos gratuitos ao bairro de Pernambués

07 de Outubro de 2019 -Redação Pernambués agora
[‘Baba de Saia’: Ação social leva atendimentos gratuitos ao bairro de Pernambués]

O ‘Bába de Saia’ de 2019 aconteceu durante três dias, levando música, ação social e a tradicional feijoada

Por: Mara Silvany 

Visando atender as necessidades das comunidades no segundo dia do tradicional ‘Baba de Saia’, no bairro de Pernambués, a comunidade recebeu ação social gratuita. O ‘Baba de Saia”, transformou-se em um centro médico odontológico e oftalmológico, na manhã do último sábado (5), os atendimentos foram até às 16h. As pessoas que foram curtir a banda Afro Olodum no dia anterior ficaram informados que no dia seguinte teria atendimentos gratuitos. 
Foram ofertados atendimentos odontológicos, orientação sobre saúde bucal e também exame oftalmológico no sábado. O evento foi realizado pelo ‘Baba de Saia’ e contou com o apoio e incentivo do vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT).
Durante atendimento odontológico, foram oferecidos serviços como aplicação tópica de flúor com escovação e fio dental supervisionado, orientação sobre saúde bucal, ensinando fazer o alto exame, além de exames patológicos, como de carie, gengivite, a doença periodontal e o câncer bucal.
De acordo com professora de Odontologia da Faculdade Ruy Barbosa, Camila Sarmento, cerca de 60 pessoas foram atendidas, 20 delas foram encaminhadas para atendimento mais sérios na faculdade. “Atendemos umas 60 pessoas e encaminhamos 21 para as clínicas de odontologia da Faculdade Ruy Barbosa, para fazer tratamento de doenças patológicas ou atendimentos mais sérios identificados durante o atendimento”.
No atendimento oftalmológico, cerca de 35 pessoas foram atendidas, todas saíram com seus exames em mãos, vale lembrar que estava sendo vendido óculos com preços a baixo do mercado. A parceira Ótica Consul - que fica localizada na rua Presidente Medis, em Águas Claras, estava presente aceitando todos os tipos de cartões.
A moradora Emanuela de Jesus, 26 anos, estava na fila para atendimento oftalmológico e falou sobre a iniciativa do ‘Baba de Saia’. “Gostei muito do Olodum ontem, já vim há anos atrás para o Baba, estava tudo tranquilo. Só achei que o horário foi desproporcional para uma sexta, deveria ter acabado mais tarde para os moradores que estão saindo do trabalho, para poder curtir mais, porém entendo que o Baba estava parado e estar retomando agora”, disse
Manuela informou que passou pelo atendimento odontológico e agora estava esperando a vez no oftalmológico. “Achei interessante e de importância esse tipo de ação, por exemplo se for identificado algum procedimento sério nos dentes recebemos o encaminhamento para atendimento pela faculdade, eles entram em contato, agenda tudo certinho”, concluiu.
Quem gosta de dançar e de música também pôde curtir o evento à noite. Mas não pense que só os novinhos possuem o gingado, no público esteve presentes pessoas de todas as idades.

PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO: 05/10
18H: BANDA SWING DO BILLY
19:30: BANDAUNHA VORAZ
21H: BANDA NOSSO AXÉ
23H- BANDA STRELLATO

DOMINGO: 06/ 10
14H: BANDA LUANDÊ
16H: BANDA FLAVINHO
18H: S. DE CHINELA/ ROBSON
19H: CONEXÃO RASTA
Local: Avenida São Paulo, Pernambués, Salvador-BA

Comentários

Outras Notícias

[Bolsonaro defende abrir 'caixa-preta' do próprio partido, PSL ]
Política

Bolsonaro defende abrir 'caixa-preta' do próprio partido, PSL

13 de Outubro de 2019

O presidente Jair Bolsonaro disse ontem, em visita a São Paulo (12) que quer mais transparência do PSL e que o partido deve abrir "caixa-preta" para explicar uso do fundo partidário

[Tufão Hagibis deixa 26 mortos e 18 desaparecidos no Japão]
Mundo

Tufão Hagibis deixa 26 mortos e 18 desaparecidos no Japão

13 de Outubro de 2019

A tempestade, considerada a mais forte a atingir Tóquio desde 1958

[Mancha de óleo de 21km² não está chegando à costa da Bahia, aponta Ibama]
Bahia

Mancha de óleo de 21km² não está chegando à costa da Bahia, aponta Ibama

13 de Outubro de 2019

Na última sexta-feira a substância foi encontrada nas praias de Piatã, Vilas do Atlântico, Praia do Flamengo e Jardim dos Namorados

[Saiba quais praias estão impróprias para banho neste domingo (13)]
Bahia

Saiba quais praias estão impróprias para banho neste domingo (13)

13 de Outubro de 2019

Uma mancha de óleo atinge o Litoral do Nordeste e com sua chegada à Bahia, recomenda-se evitar contato com a areia e a água do mar nas localidades em que foram visualizadas presença desse óleo

[Irmã Dulce é canonizada e se torna Santa Dulce dos Pobres]
Mundo

Irmã Dulce é canonizada e se torna Santa Dulce dos Pobres

13 de Outubro de 2019

Além de Irmã Dulce, foram canonizados mais três santos

[Cartelas físicas da Zona Azul deixam de ser comercializadas a partir da próxima semana]
Bahia

Cartelas físicas da Zona Azul deixam de ser comercializadas a partir da próxima semana

12 de Outubro de 2019

Para que não haja prejuízo para quem já adquiriu as cartelas, estas ainda poderão ser utilizadas até o dia 30 sem que haja problemas com a fiscalização.