Bahia

‘Baba de Saia’: Ação social leva atendimentos gratuitos ao bairro de Pernambués

07 de Outubro de 2019 -Redação Pernambués agora
[‘Baba de Saia’: Ação social leva atendimentos gratuitos ao bairro de Pernambués]

O ‘Bába de Saia’ de 2019 aconteceu durante três dias, levando música, ação social e a tradicional feijoada

Por: Mara Silvany 

Visando atender as necessidades das comunidades no segundo dia do tradicional ‘Baba de Saia’, no bairro de Pernambués, a comunidade recebeu ação social gratuita. O ‘Baba de Saia”, transformou-se em um centro médico odontológico e oftalmológico, na manhã do último sábado (5), os atendimentos foram até às 16h. As pessoas que foram curtir a banda Afro Olodum no dia anterior ficaram informados que no dia seguinte teria atendimentos gratuitos. 
Foram ofertados atendimentos odontológicos, orientação sobre saúde bucal e também exame oftalmológico no sábado. O evento foi realizado pelo ‘Baba de Saia’ e contou com o apoio e incentivo do vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT).
Durante atendimento odontológico, foram oferecidos serviços como aplicação tópica de flúor com escovação e fio dental supervisionado, orientação sobre saúde bucal, ensinando fazer o alto exame, além de exames patológicos, como de carie, gengivite, a doença periodontal e o câncer bucal.
De acordo com professora de Odontologia da Faculdade Ruy Barbosa, Camila Sarmento, cerca de 60 pessoas foram atendidas, 20 delas foram encaminhadas para atendimento mais sérios na faculdade. “Atendemos umas 60 pessoas e encaminhamos 21 para as clínicas de odontologia da Faculdade Ruy Barbosa, para fazer tratamento de doenças patológicas ou atendimentos mais sérios identificados durante o atendimento”.
No atendimento oftalmológico, cerca de 35 pessoas foram atendidas, todas saíram com seus exames em mãos, vale lembrar que estava sendo vendido óculos com preços a baixo do mercado. A parceira Ótica Consul - que fica localizada na rua Presidente Medis, em Águas Claras, estava presente aceitando todos os tipos de cartões.
A moradora Emanuela de Jesus, 26 anos, estava na fila para atendimento oftalmológico e falou sobre a iniciativa do ‘Baba de Saia’. “Gostei muito do Olodum ontem, já vim há anos atrás para o Baba, estava tudo tranquilo. Só achei que o horário foi desproporcional para uma sexta, deveria ter acabado mais tarde para os moradores que estão saindo do trabalho, para poder curtir mais, porém entendo que o Baba estava parado e estar retomando agora”, disse
Manuela informou que passou pelo atendimento odontológico e agora estava esperando a vez no oftalmológico. “Achei interessante e de importância esse tipo de ação, por exemplo se for identificado algum procedimento sério nos dentes recebemos o encaminhamento para atendimento pela faculdade, eles entram em contato, agenda tudo certinho”, concluiu.
Quem gosta de dançar e de música também pôde curtir o evento à noite. Mas não pense que só os novinhos possuem o gingado, no público esteve presentes pessoas de todas as idades.

PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO: 05/10
18H: BANDA SWING DO BILLY
19:30: BANDAUNHA VORAZ
21H: BANDA NOSSO AXÉ
23H- BANDA STRELLATO

DOMINGO: 06/ 10
14H: BANDA LUANDÊ
16H: BANDA FLAVINHO
18H: S. DE CHINELA/ ROBSON
19H: CONEXÃO RASTA
Local: Avenida São Paulo, Pernambués, Salvador-BA

Comentários

Outras Notícias

[Boxeadora baiana Beatriz Ferreira foi eleita a melhor atleta de 2019 no Prêmio Brasil Olímpico]
Esportes

Boxeadora baiana Beatriz Ferreira foi eleita a melhor atleta de 2019 no Prêmio Brasil Olímpico

11 de Dezembro de 2019

A baiana Beatriz Ferreira foi eleita a melhor atleta de 2019 no Prêmio Brasil Olímpico, em cerimônia realizada na última terça-feira (10), pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro

[Transalvador desativa 22 vagas da Zona Azul no Terreiro de Jesus]
Bahia

Transalvador desativa 22 vagas da Zona Azul no Terreiro de Jesus

11 de Dezembro de 2019

Os condutores deve adquiri os tíquetes através dos operadores ou pelo aplicativo da Zona Azul Digital

[Vazamento de esgoto revolta moradores de Plataforma]
Denúncia

Vazamento de esgoto revolta moradores de Plataforma

11 de Dezembro de 2019

Um vazamento de esgoto na Terceira Travessa da Aurora, no bairro de Plataforma, vem causando revoltas a quem transita e reside por lá

[Postes e lâmpadas são trocados na Boca do Rio após denúncia]
Bahia

Postes e lâmpadas são trocados na Boca do Rio após denúncia

11 de Dezembro de 2019

Operação para a troca de postes, fiação e lâmpadas está sendo realizada

[Mais de 120 mil beneficiários do Bolsa Família de SSA precisam regularizar situação na SMS]
Bahia

Mais de 120 mil beneficiários do Bolsa Família de SSA precisam regularizar situação na SMS

11 de Dezembro de 2019

A SMS também destaca que pouco mais de 44% dos 229 mil beneficiários que residem no município compareceram às unidades de saúde até o momento

[Ocupantes protestam contra corte de energia no antigo Hospital Couto Maia]
Bahia

Ocupantes protestam contra corte de energia no antigo Hospital Couto Maia

11 de Dezembro de 2019

Um grupo formado por dezenas de famílias sem-teto protesta contra corte de energia no antigo Hospital Couto Maia, na manhã desta quarta-feira, 11, no bairro do Monte Serrat, em Salvador.