Vereador Suíca faz duras críticas ao ‘racismo institucional’: “Apesar de nosso partido ser protagonista no combate ao racismo, a gente dá pouca oportunidade”
05 de Dezembro de 2019 - Redação Pernambués agora
O vereador petista Luiz Carlos Suíca citou nesta quinta-feira (5) durante entrevista à Rádio Metrópole que existe racismo institucional dentro da própria sigla, de acordo com ele somente partidários brancos conseguem postos importantes, enquanto os negros assumem cargos de menor destaque
“O Partido dos Trabalhadores, do qual eu sou filiado há mais de 30 anos, é o meu primeiro e único partido. Eu quero falar aqui do meu partido. Se você analisar quem foi o primeiro vereador do Partido dos Trabalhadores, Edival Passos, branco. Depois, veio Zezéu, veio Zilton Rocha, veio Pinheiro, todos brancos”, afirmou
“Quero fazer um outro corte, porque eu, Marta, Gilmar Santiago, Moisés Rocha somos os únicos negros. Aí você pega esses brancos todos e veja pra onde eles foram. Zezéu Ribeiro virou conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Walter Pinheiro atualmente sem partido virou senador. O Rui Costa virou governador. E cadê o outro preto, o Gilmar? Virou o quê? Nem diretor da Embasa virou. Então, é um racismo institucional”, declarou
Já na gestão estadual o edil também frisou o mesmo assunto, para ele na administração do governador Rui Costa só há espaços para negros em pastas esvaziadas. “
"Lá na secretaria do governo você tem Arany que é uma mulher negra, mas a secretaria é esvaziada. Você vai lá na Secretaria de Reparação e é esvaziada. Você vai lá na Secretaria de Justiça e é esvaziada. Apesar de nosso partido ser protagonista no combate ao racismo, combate à violência às mulheres, a gente dá pouca oportunidade. Nós queremos e precisamos de oportunidades", disse.
“Apesar de nosso partido ser protagonista nesse processo de combate ao racismo, combate à violência contra as mulheres, a gente dá pouca oportunidade. O que nós queremos, o que nós precisamos é de oportunidade”, afirmou Suica.

O edil ainda defende uma das oportunidades que devem ser dadas é a possibilidade de ter uma candidatura negra à prefeitura de Salvador no próximo ano. "Se Rui Costa é melhor governador que temos, é porque teve oportunidade. Se estamos nesse imbróglio todo, de 'cadê o candidato, vai ser negro?' É porque precisamos de oportunidades, para nossa juventude e meninas. Moisés tem 3 mandatos consecutivos, será que esse cidadão não vira secretário? Que oportunidade vai dar a outros homens negros? Que oportunidade Marta (Rodrigues) vai dar a outras mulheres negras se ela não tiver oportunidade?", indaga.
Comentários
Outras Notícias
Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média
27 de Janeiro de 2026Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão
27 de Janeiro de 2026Foto: Freepik
Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS
27 de Janeiro de 2026Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil
Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia
27 de Janeiro de 2026Foto: Letícia Martins / EC Bahia
BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality
26 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Globoplay
Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026
26 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023