Bahia

Moradores do Quilombo Quingoma protestam por dificuldade no enfrentamento ao Covid-19

26 de Junho de 2020 - Evilasio Sacramento
[Moradores do Quilombo Quingoma protestam por dificuldade no enfrentamento ao Covid-19]

Na manhã desta sexta-feira (26), moradores do Quilombo Quingoma, Lauro de Freitas, protestaram por enfrentar dificuldades no embate do novo coronavírus.

De acordo com a denúncia, muitos ainda não tem água potável disponibilizado pelo órgão público e que a única fonte de água que eles têm para a sobrevivência diária é o rio Cabo Sul, onde, segundo relato, ja está em processo de secagem. Um outro problema que os moradores enfrentam é a falta de emergência médica. Eles informaram que não existe posto de saúde perto e que estão vulneráveis, já que água, sabão e um posto médico são grandes aliados nesse combate ao vírus. 
“Na realidade a água chegou a pouco tempo. Antes do covid, ficávamos sem água, mas todo mês vem a conta e a gente paga. Agora, ficamos dois, três dias sem água. Para combater o coronavírus não é só álcool em gel e máscara, água e sabão também é necessário”, disse Rejane Rodrigues, líder do Quilombo Quingoma de Fora. 
Gabriela Menezes, quilombola, também denunciou a situação da energia do local. “A Coelba já veio nos intimidar, em meio a pandemia, onde muitos ainda não estão trabalhando, se encontram desempregados já que a maioria foi demitido e, nessa situação, eles querem começar a cobrar valor na energia. Aqui não temos condições. Nossa iluminação é tudo na nossa vida já que não temos água potável. Tiramos água da nascente. Imagine a conta de energia quão cara não vai vim?”, disse. 
COMÉRCIO
Próximo ao local, na Via Metropolitana, foi construído o Hospital Metropolitano, de grande porte. Segundo moradores, no momento, ele será destinado aos pacientes com coronavírus. Muitos residentes começaram a vender lanches e insumos para os trabalhadores do local. Eles informaram que foram expulsos e proibidos de vender. Os líderes da comunidade pedem que as autoridades liberem o “ganha pão” dos quilombolas.

Comentários

Outras Notícias

[Com Licença de Instalação publicada, Governo do Estado inicia obras em terra da Ponte Salvador–Itaparica]
Bahia

Com Licença de Instalação publicada, Governo do Estado inicia obras em terra da Ponte Salvador–Itaparica

26 de Junho de 2026

Projeto da Ponte Salvador-Itaparica [Imagem_Divulgação]

[Salvador inaugura primeira sala de raios X adaptada para pessoas autistas na rede municipal]
Bahia

Salvador inaugura primeira sala de raios X adaptada para pessoas autistas na rede municipal

26 de Junho de 2026

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

[Governo amplia prioridade para análise de aposentadorias e benefícios no INSS]
Bahia

Governo amplia prioridade para análise de aposentadorias e benefícios no INSS

26 de Junho de 2026

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

[Musculação pode ajudar na prevenção do Alzheimer e na manutenção da autonomia dos pacientes]
Saúde

Musculação pode ajudar na prevenção do Alzheimer e na manutenção da autonomia dos pacientes

26 de Junho de 2026

Foto: José Cruz/Agência Brasil

[Fiscalização retira mais de uma tonelada de carnes impróprias de circulação em cidades da Bahia]
Bahia

Fiscalização retira mais de uma tonelada de carnes impróprias de circulação em cidades da Bahia

26 de Junho de 2026

Foto: Divulgação Procon-BA

[Obras do VLT avançam com entrega da Estação Calçada e melhorias viárias em Salvador]
Bahia

Obras do VLT avançam com entrega da Estação Calçada e melhorias viárias em Salvador

25 de Junho de 2026

Estação Calçada VLT. Foto: Amanda Ercília/GOVBA