Bahia

Suíca participou da Plenária LGBTQI+ da UEES Bahia: "Nosso mandato é plural, por isso que resistimos"

27 de Junho de 2020 - Redação Pernambués agora
[Suíca participou da Plenária LGBTQI+ da UEES Bahia:

Ficou conhecido assim, como as Rebelião de Stonewall, com uma duração de seis dias e dando início, no ano seguinte, às primeiras marchas do orgulho gay, que aconteceram nos EUA no dia 1° de julho de 1970, em memória ao episódio.

Junho é oficialmente o mês do orgulho LGBTQI+, em diversas partes do mundo, por causa do acontecimento da madrugada do dia 28 de junho de 1969, onde o bar Stonewall Inn., em Nova Iorque, foi palco de um dos acontecimentos mais importantes para a liberação do movimento gay e pela luta pelos direitos nos EUA e em diversos países. Ficou conhecido assim, como as Rebelião de Stonewall, com uma duração de seis dias e dando início, no ano seguinte, às primeiras marchas do orgulho gay, que aconteceram nos EUA no dia 1° de julho de 1970, em memória ao episódio. As pessoas passaram a aparecer em público como homossexuais, exigindo respeito. O orgulho existe porque as pessoas LGBTQI + sofrem e precisam lutar pelas suas vidas e por direitos básicos em uma sociedade que a todo instante desvaloriza a nossa existência. Segundo o relatório divulgado pelo Grupo Gay da Bahia, em 2019, 329 LGBTQI+ tiveram morte violenta no Brasil, vítimas da homotransfobia. Foram no total 297 homicídios e 32 suicídios, o que equivale a 1 morte a cada 26 horas. Esses números são mais que necessários para alertar o quanto ainda precisamos falar e discutir sobre. Não dá mais para viver com medo por conta de quem escolhemos amar.

Atualmente, as Paradas do Orgulho acontecem em vários países do mundo e em muitas cidades do Brasil, porém diante da pandemia as paradas não irão ocorrer, então precisamos ainda mais dar continuidade ao movimento nas redes. 

Pensando no mês do Orgulho LGBTQI+, que União Estadual dos Estudantes - UEES Bahia realiza nesta sexta -feira (26), a plenária sobre o tema, com a participação de líderes de movimentos.

Um dos convidados foi o vereador e apoiador das causas Luiz Carlos Suíca (PT), que disse que como veredor abraça diversas pautas LGBTQI+ onde tenta acabar com o preconceito e a violência para o público. " Sou o único vereador de Salvador a ter no mandato uma assessora trans, que é a Tuka Pérez, que está conosco desde 2011, a partir da figura de nossa assessora estamos conseguindo vencer batalhas nesse argumento. Nosso mandato é plural, por isso que resistimos, quando alguém ou algo vem contra o vereador Suíca, não vem contra a mim e sim contra um mandato que é plural, sem preconceitos. Sou um homem do povo, sem distinção, acredito que as pessoas querem ser o que querem ser, desde que respeitem o próximo" disse.

Quem também teve a vez da fala foi Tuka Perez, 1° trans assessora parlamentar da Bahia e presidente da GLF.
Tuka pontou sobre as causa sociais no mercado de trabalho, sendo mulher trans. " Esse mês LGBTQI+, me orgulho em está nesse espaço com pessoas importantes. Tenho 37 anos e sempre digo que sou uma sobrevivente. Chegar com essa idade, com tanta violência, é ser sobrevivente. 

As vezes a sociedade nos oprime em tentar tirar nossos direitos. Me orgulho em assumir um cargo como assessora no mandato do vereador Suíca. Sou presidente do grupo LGBT de Pernambués, uma comunidade onde a mídia oprime e só mostra violência, falar para os jovens sobre movimentos e lutas LBGT é delicado, mas estamos seguindo e conquistando nosso espaço" frisa Tuka.

Quem também estava presente foi Tiago Ramos, vice presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas-UBES. 
Tiago colocou em pauta o Projeto de Lei nº 292/17, batizado de Teu Nascimento, aprovado pela Câmara Municipal em setembro do ano passado. " É importante ter presente em nosso Plenária o vereador Suíca, que votou a favor do projeto, onde sempre apoia as causa LGBTQI+, mesmo com 12 veto do prefeito ACM Neto, Suíca conseguiu unir os homofobicos dessa cidade", acresencenta Tiago.

Comentários

Outras Notícias

[Terceirizados da Uneb ameaçam paralisação por salários atrasados em Juazeiro; Suíca e SindilimpBA exigem solução]
Bahia

Terceirizados da Uneb ameaçam paralisação por salários atrasados em Juazeiro; Suíca e SindilimpBA exigem solução

18 de Julho de 2025

A empresa responsável pelo serviço, Creta, está há 15 dias sem quitar salários, vale alimentação, vale transporte e também não tem fornecido plano de saúde ou fardamento aos funcionários.

[Mistura de produtos de limpeza pode matar; jovem morre após inalar gás tóxico]
Brasil

Mistura de produtos de limpeza pode matar; jovem morre após inalar gás tóxico

17 de Julho de 2025

Foto: Reprodução/internet

[Filme sobre Marília Mendonça está em produção e busca atriz para papel principal]
Fofoca

Filme sobre Marília Mendonça está em produção e busca atriz para papel principal

17 de Julho de 2025

Foto: Divulgação

[Taxistas serão isentos de taxa de verificação de taxímetros, anuncia Lula]
Política

Taxistas serão isentos de taxa de verificação de taxímetros, anuncia Lula

17 de Julho de 2025

Foto: Governo do Espírito Santo

[Tarifas dos EUA podem gerar prejuízo de R$ 1,8 bilhão à Bahia, alerta SEI]
Economia

Tarifas dos EUA podem gerar prejuízo de R$ 1,8 bilhão à Bahia, alerta SEI

17 de Julho de 2025

Foto Ilustrativa: Divulgação / SEI

[Senado aprova projetos que antecipam idade para mamografia gratuita no SUS]
Saúde

Senado aprova projetos que antecipam idade para mamografia gratuita no SUS

15 de Julho de 2025

Foto: Geraldo Magela / Agência Senado