Bahia

Pernambués Agora: Dia do Estudante, entenda o motivo pelo qual a data é celebrada

11 de Agosto de 2020 - Redação Pernambués agora
[Pernambués Agora: Dia do Estudante, entenda o motivo pelo qual a data é celebrada]

A impressão que a gente tem é que todo dia é Dia do Estudante. Tirando as férias - que sempre parecem curtas -, estudar é acordar cedo todos os dias, fazer as tarefas de casa, rever as lições, estudar para a prova... Não tem fim!

Mas existe sim um dia em que o estudante recebe uma homenagem especial. Dia 11 de agosto se comemora o Dia do Estudante. E ser estudante é muito mais que cumprir uma rotina escolar. É se tornar uma pessoa completa, exercitar sua cidadania, aprender a conhecer o mundo e as pessoas, contribuir para se compreender e modificar a realidade. 
Mas quando foi que surgiu o Dia do Estudante?

O Dia do Estudante é comemorado no Brasil no dia 11 de agosto. A data é celebrada desde 1927, ano que completou o centenário da criação dos cursos de Direito no país.
Desde 1927, o dia 11 de agosto celebra o Dia do Estudante. No entanto, a história começou há 100 anos, no dia 11 de agosto de 1827, quando Dom Pedro I deu aval para que os primeiros cursos superiores de Direito passassem a existir no Brasil.

Os cursos eram localizados em Olinda (PE) e em São Paulo capital. Ambos os cursos deram origem a universidades, sendo elas a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

A USP foi fundada em 1930 e, antes de sua criação, foi um ponto significativo para reunir pessoas que debatiam sobre pensamento crítico cultural, sociológico, antropológico, jurídico e político, fato que contribuiu para a evolução da nação.

PRIMEIRAS UNIVERSIDADES DO BRASIL
As primeiras universidades do Brasil surgiram em 1808, sendo elas academias de Cirurgia e Anatomia, da Guarda Marinha, Agricultura, Pintura e Escultura, entre outras atividades que surgiram antes do curso superior de Direito.

Apesar de existirem outras graduações antecedentes a de Direito, o Dia do Estudante é comemorado a partir da criação desse curso por ele marcar a história da educação no Brasil. Isso aconteceu, pois os acadêmicos do curso de Direito passaram a discutir ideias como o abolicionismo, republicanismo, conservadorismo, liberalismo, etc.

Antes de existirem universidades brasileiras, as pessoas que desejassem obter um ensino de nível superior precisavam ir até a Europa. Dessa forma, apenas pessoas de classes econômicas superiores podiam ter acesso a uma educação posterior à escola. Nos dias de hoje, estudar se tornou uma realidade comum para muitas pessoas. No entanto, ainda existe uma parcela da população que não tem acesso a uma educação de nível superior. Para difundir a realidade de um ensino superior igualitário, o Brasil criou programas como o Prouni, Fies e Sisu. O Dia do Estudante relembra a história de nosso país e a importância da valorização dos alunos brasileiros, pois essas pessoas são o futuro do Brasil.

Comentários

Outras Notícias

[Sara Prado assume Funceb; “Mudanças são precisas”, diz vereador Suíca ]
Cultura

Sara Prado assume Funceb; “Mudanças são precisas”, diz vereador Suíca

18 de Abril de 2024

Sara Prado assume a Funceb e o vereador Luiz Carlos Suíca elogia - FOTO Divulgaçã

[Suíca e SindilimpBA reforçam luta por regulamentação da profissão de gari e margarida em Brasília]
Política

Suíca e SindilimpBA reforçam luta por regulamentação da profissão de gari e margarida em Brasília

17 de Abril de 2024

Os senadores Otto Alencar e Jaques Wagner sinalizaram positivamente sobre o projeto de lei | FOTO: Divulgação

[Com Davi, Bahia volta a conquistar Big Brother Brasil depois de 18 anos; relembre os outros dois vencedores]
Bahia

Com Davi, Bahia volta a conquistar Big Brother Brasil depois de 18 anos; relembre os outros dois vencedores

17 de Abril de 2024

Primeira vez que estado 'ganhou' o reality foi com Jean Wyllys, em 2005. Na edição seguinte, Mara Viana conquistou o prêmio / Foto Rede Globo

[Aneel autoriza reajuste médio de 1,53% para tarifa de energia elétrica da Bahia]
Economia

Aneel autoriza reajuste médio de 1,53% para tarifa de energia elétrica da Bahia

17 de Abril de 2024

Aneel autoriza reajuste médio de 1% para tarifa de energia elétrica da Bahia — Foto: Divulgação

[Começa hoje 5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba]
Cultura

Começa hoje 5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba

17 de Abril de 2024

Neste primeiro dia de programação serão exibidos dois curtas-metragens: "A Menina que Queria Voar", dirigido por Tais Amordivino, e "Sèt Lam", dirigido por Vincent Fontano / Foto Divulgação

[Mulher flagrada com idoso morto está presa e alega que o levou ao banco com vida]
Justiça

Mulher flagrada com idoso morto está presa e alega que o levou ao banco com vida

17 de Abril de 2024

Nas imagens, o idoso está pálido e sem qualquer reação ou reflexo, sentado em uma cadeira de rodas, enquanto Érica pede repetidas vezes que ele assine o empréstimo de R$ 17 mil / Foto Redes sociais