Bahia

Castramóvel instalado na San Martin já realizou 268 castrações

28 de Setembro de 2020 - Redação Pernambués agora
[Castramóvel instalado na San Martin já realizou 268 castrações]

O equipamento permanece instalado na sede da Guarda até o final do mês de outubro

Desde a retomada do Castramóvel, no dia 24 de agosto, quando o serviço foi instalado na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida San Martin, já foram realizadas 268 castrações de animais. Para evitar aglomerações, a capacidade de atendimento foi reduzida para 50%, e estão sendo feitos em torno de 15 procedimentos diários em cães e gatos, de segunda a sexta, das 8h às 13h.

O Castramóvel, serviço itinerante de castração de animais da Prefeitura, ficou mais de quatro meses parado por conta da pandemia do novo coronavírus. Neste retorno, o serviço conta com uma equipe de cinco profissionais de saúde e um funcionário da Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal (DIPA).
"O objetivo principal do Castramóvel é ajudar a fazer o controle populacional dos cães e gatos no município. No entanto, os benefícios de castração vão muito além, como na melhora do comportamento, previne brigas e doenças e aumenta a expectativa de vida dos bichos”, explica o diretor de Bem-Estar e Promoção da Saúde Animal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Gustavo Moraes.
As castrações podem ser solicitadas no e-mail [email protected]. O equipamento permanece instalado na sede da Guarda até o final do mês de outubro. Desde que o Castramóvel foi implantado, em 2013, o serviço já realizou mais de 25 mil procedimentos em cães e gatos.
Vacinação - Para solicitar a castração é necessário que o cão ou gato tenha recebido a vacinação antirrábica há mais de dias dias e menos de um ano. Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. A campanha de vacinação acontece em 92 postos de saúde da capital até o dia 17 de outubro, de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Comentários

Outras Notícias

[Bahia tem mais de 2 mil internações por envenenamento em 10 anos, aponta estudo]
Bahia

Bahia tem mais de 2 mil internações por envenenamento em 10 anos, aponta estudo

11 de Setembro de 2025

Foto: Rogerio Santana / GOV-RJ

[“Ainda Estou Aqui” alcança US$ 36,1 milhões em bilheteria global]
Brasil

“Ainda Estou Aqui” alcança US$ 36,1 milhões em bilheteria global

11 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[Gilberto Gil receberá homenagem no Prêmio Multishow 2025]
Fofoca

Gilberto Gil receberá homenagem no Prêmio Multishow 2025

11 de Setembro de 2025

Foto: André Carvalho / BN Hall

[Wagner Moura estrela filme brasileiro na disputa por indicação ao Oscar]
Brasil

Wagner Moura estrela filme brasileiro na disputa por indicação ao Oscar

11 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[OMS inclui semaglutida em lista de medicamentos essenciais pela 1ª vez]
Saúde

OMS inclui semaglutida em lista de medicamentos essenciais pela 1ª vez

10 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução / Diário do Nordeste

[Especialista ensina médicos a avaliar dados de IAs e dispositivos inteligentes nos consultórios]
Saúde

Especialista ensina médicos a avaliar dados de IAs e dispositivos inteligentes nos consultórios

10 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação/Samsung