Cuscuz se torna Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco
20 de Dezembro de 2020 - Redação Pernambués agora
Governador Rui Costa celebra decisão: “Aqui no Nordeste a gente já sabia disso há bastante tempo”
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) declarou, na última quarta-feira (19) o cuscuz como Patrimônio Imaterial da Humanidade. De acordo com o Comitê de Patrimônio, a determinação não diz respeito apenas ao prato, mas também aos saberes e práticas da produção e consumo em torno dele.
“Essa inscrição conjunta de um patrimônio compartilhado ilustra até que ponto o patrimônio cultural imaterial pode ser um assunto sobre o qual os Estados se reúnem e cooperam (...) aproximando-os por meio das práticas e saberes que têm em comum”, declarou a Unesco durante videoconferência.
A patente do cuscuz foi requisitada conjuntamente entre Argélia, Marrocos, Mauritânia e Tunísia. “O cuscuz é muito mais que um prato, é um momento, memórias, tradições, gestos que se transmitem de geração em geração”, argumentaram os países sobre o prato.
Neste domingo (20), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), comemorou a conquista da patente da iguaria tipicamente nordestina. Por meio das redes sociais, o petista compartilhou a imagem do prato e escreveu: “Aqui no Nordeste a gente já sabia disso há bastante tempo!” Rui ainda aproveitou para dizer como prefere que a iguaria seja preparada para sua família. “Aqui em casa a gente coloca com um ovo frito ou manteiga... E vocês?”, publicou.
Comentários
Outras Notícias
Salvador terá show do Jammil no Humaitá em comemoração ao aniversário da cidade
19 de Março de 2026Foto: Divulgação
Bahia regulamenta entrada de agentes em imóveis para ações de saúde pública
19 de Março de 2026Foto: Matheus Pereira / GovBA / Saúde GovBA
Jogadora brasileira do Atlético de Madrid é alvo de acusação de racismo em semifinal na Espanha
19 de Março de 2026Foto: Divulgação / Atlético de Madrid
União propõe compensação de R$ 3 bilhões para estados zerarem ICMS sobre diesel importado
19 de Março de 2026Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Ano letivo da rede municipal de Salvador será prolongado até janeiro de 2027; prefeitura anuncia novas escolas
18 de Março de 2026Foto: Gabriel Lopes / Bahia Notícias
Após vencer Oscar, Michael B. Jordan comemora prêmio em rede de fast food nos EUA
18 de Março de 2026Foto: X
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023