Salvador promove mutirão de consultas preventivas em Dia D do Novembro Azul
05 de Novembro de 2021 - Metro1
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza, neste sábado (6) o Dia D da campanha Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde integral do homem no combate às doenças, como o câncer de próstata
A ação acontecerá entre 8h e 16h, em 47 postos de saúde espalhados por Salvador, e visa estimular os cuidados preventivos da saúde dos soteropolitanos.
Por força da pandemia da Covid-19, as consultas realizadas no Dia D com clínicos, enfermeiros e dentistas estão sendo agendadas nas unidades previamente para evitar aglomerações. No entanto, os serviços como testagem rápida, atualização da carteira de vacina, distribuição de preservativo, além das orientações gerais sobre cuidados com a saúde serão por demanda aberta, obedecendo os protocolos sanitários para evitar disseminação do coronavírus.
Abertura – Para marcar o início das atividades especiais, um seminário virtual foi realizado na tarde de ontem (4). Na ocasião, o secretário municipal da Saúde, Leo Prates, destacou que o desafio nesse momento é estimular a ida do público masculino aos consultórios nesse período de pandemia.
Hospital Municipal
Com foco nos exames de imagem, o Hospital Municipal amplia a oferta de ultrassonografias da próstata e aparelho urinário com mais de 800 vagas. Para ter acesso ao serviço, é necessário que o interessado realize a marcação prévia exclusivamente nos postos de saúde do Distrito Sanitário Cajazeiras.
Demais atividades
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão intensificar a oferta de consulta médica e odontológica, realização de testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites) e imunização. Além disso, haverá orientações sobre pré-natal do parceiro, planejamento reprodutivo, prevenção ao câncer de próstata, combate ao tabagismo e tuberculose e encaminhamentos para clínica de disfunção sexual e vasectomia.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom
Comentários
Outras Notícias
Lula deve participar da inauguração de hospital regional em Alagoinhas no início de julho
23 de Junho de 2026Foto: Reprodução / Alagonews
Parque de Pituaçu terá empresa responsável por bicicletário; outros espaços seguem sem definição
23 de Junho de 2026Foto: Thaís Costa / Conder
Anvisa cria grupo técnico para acompanhar segurança da vacina contra dengue do Butantan
23 de Junho de 2026Foto: Governo de São Paulo
Bahia autoriza construção de novo centro especializado em reabilitação em Salvador
23 de Junho de 2026Foto: Thuane Maria / GOVBA
Anvisa determina recolhimento de lotes de medicamentos após falhas de qualidade
22 de Junho de 2026Foto: Reprodução
Marca baiana Dendezeiro levará a moda da Bahia para passarela na Itália
22 de Junho de 2026Foto: Reprodução Instagram/@dendezeiro
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023