Bahia terá portos e aeroportos com pontos de vacinação e testagem para covid-19
30 de Novembro de 2021 - Pernambués Agora com informações do Correio
Secretária estadual de Saúde, Tereza Paim, anunciou, nesta terça-feira (30), estratégias vacinação e testagem da covid-19 em portos e aeroportos da Bahia
A líder da pasta não deu detalhes sobre a partir de quando a ação será colocada em prática, conforme publicação do portal Correio. A ideia é prevenir novos casos da doença neste fim de ano, especialmente com a nova variante ômicron, detectada inicialmente na África do Sul, em circulação.
“Nós vamos fazer o mesmo enfrentamento que fizemos no início e temos provocado bastante a Anvisa, que é a agência reguladora do Brasil, e deve nortear todo esse programa e planejamento. Nós nos reunimos ontem com o secretário Léo Prates, para que essas decisões sejam mais assertivas aqui na Bahia", disse Paim, em entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia.
"Portos e aeroportos terão, aqui em Salvador principalmente, postos de vacinação. Vai que a pessoa que chegou, e está no dia da terceira dose? Está no dia da sua segunda dose? A gente vai incentivar essa pessoa a se vacinar. E vamos fazer testagem também", acrescentou. "Claro que enquanto não tem determinação da Anvisa, junto com Ministério da Saúde, precisamos desse anúncio federativo", diz, sobre a exigência de testagem.
As pessoas que passarem por esses locais serão "estimuladas" a fazer o teste.. "Mesmo essa variante, a ômicron, ela é detectável no teste de RT-PCR. Então, as pessoas podem sim ficar tranquilas, porque um teste, por enquanto, revela se a pessoa tem ou não a doença", explicou.
A secretária lembrou que quando a variante delta chegou à Bahia foi detectada inicialmente em pessoas que estavam em um navio ancorado. Destacou também que o Laboratório Central da Bahia (Lacen) continua fazendo sequenciamento das amostras de exames que detectaram covid-19, fazendo rastreamento do vírus.
“Essa variante, como ela tem muita mutação, 50 mutações, só no lugarzinho da chave, da entrada dela no nosso organismo, isso faz com que ela seja uma variante que tenha bastante espalhamento, ou seja, várias pessoas podem pegar esse vírus – que é o mesmo, só que mutado. Mutações são modificações para melhor entrada no nosso organismo", explica.
Foto: Divulgação
Comentários
Outras Notícias
Lula deve participar da inauguração de hospital regional em Alagoinhas no início de julho
23 de Junho de 2026Foto: Reprodução / Alagonews
Parque de Pituaçu terá empresa responsável por bicicletário; outros espaços seguem sem definição
23 de Junho de 2026Foto: Thaís Costa / Conder
Anvisa cria grupo técnico para acompanhar segurança da vacina contra dengue do Butantan
23 de Junho de 2026Foto: Governo de São Paulo
Bahia autoriza construção de novo centro especializado em reabilitação em Salvador
23 de Junho de 2026Foto: Thuane Maria / GOVBA
Anvisa determina recolhimento de lotes de medicamentos após falhas de qualidade
22 de Junho de 2026Foto: Reprodução
Marca baiana Dendezeiro levará a moda da Bahia para passarela na Itália
22 de Junho de 2026Foto: Reprodução Instagram/@dendezeiro
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023