Verão Patife chega ao Espaço Boca de Brasa do Subúrbio 360 nesta sexta (11)
11 de Março de 2022 - Ascom/PMS - Prefeitura Municipal de Salvador
A Companhia Baiana de Patifaria, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), leva o Diversão de Verão para os Espaços Boca de Brasa, localizados no Subúrbio 360, em Coutos; no Mercado Municipal de Cajazeiras, em Cajazeiras X, e no CEU de Valéria
Nesta sexta-feira (11), a partir das 19h, o espetáculo Fanta & Pandora, com os atores Lelo Filho, Rodrigo Villa e Marcos Barretto desembarca no Subúrbio 360, levando humor e interação entre atores e público para o local. Logo após a apresentação, acontece a roda de conversa Papo de Artista, que é um momento de troca entre os artistas e a comunidade.
Segundo George Vladimir, produtor cultural e coordenador do Diversão de Verão, levar esse trabalho às comunidades é oportunizar aos jovens, que não têm acesso a espetáculos, a experiência cultural a partir de um trabalho conhecido, com 35 anos de estrada, respeitado e estimado pela trajetória e história. Além disso, afirma que a iniciativa é uma experiência para os atores, de contato com as novas gerações, com a linguagem da cultura periférica que tem sua identidade, força e potencial e que tem ganhado cada vez mais espaço de reconhecimento e legitimação.
“A proposta do Boca de Brasa é legitimar, validar e fomentar esses talentos da periferia. A gente promove a cultura periférica com muita força, oportunizando jovens que não têm acesso àquele bem cultural, de poder participar, trazendo sua experiência na periferia, sua identidade para esse momento de troca com uma companhia experiente, vai ser bem bacana”.
Para o fundador, diretor e ator da Cia Baiana de Patifaria, Lelo Filho, o Verão Patife traz coisas interessantes e positivas, não só para a companhia, mas para a comunidade em geral. “A cereja do bolo é a nossa ida para as comunidades, nos apresentando para pessoas que normalmente não vêm para o lado de cá (região central da cidade) para ver nossos espetáculos. Esse é um presente de aniversário que damos, através da FGM e do Diversão de Verão, levando nossos personagens às comunidades. Estamos felizes com essa oportunidade”.
Segundo ele, o interesse nessas visitas é estimular os artistas independentes ou em coletivo para que, a partir do diálogo, criem mais coragem até para enfrentar as dificuldades da profissão. “O bate-papo será sobre nossas experiências, de cada ator, sobre a carreira de cada um e formação da companhia e, com isso, abrir um diálogo para perguntas, no sentido de estimulá-los a vencer as dificuldades, seja produzindo ou atuando. Queremos fortalecer os artistas locais através dessa troca de experiências”.
Na próxima sexta-feira (18), também a partir das 19h, o projeto chega ao Espaço Boca de Brasa no Mercado Municipal de Cajazeiras, em Cajazeiras 10. A caravana vai levar, ao mesmo tempo, o espetáculo Fanta & Pandora e o Papo e Artista também para moradores da localidade. Já no dia 1º abril, a caravana segue para o CEU de Valéria, a partir das 10h, com uma apresentação da filmagem da peça A Vaca Lelé, seguida de uma conversa com as crianças dos núcleos de arte do projeto. A entrada é gratuita.
Foto: Bruno Concha/Secom PMS
Comentários
Outras Notícias
Lula deve participar da inauguração de hospital regional em Alagoinhas no início de julho
23 de Junho de 2026Foto: Reprodução / Alagonews
Parque de Pituaçu terá empresa responsável por bicicletário; outros espaços seguem sem definição
23 de Junho de 2026Foto: Thaís Costa / Conder
Anvisa cria grupo técnico para acompanhar segurança da vacina contra dengue do Butantan
23 de Junho de 2026Foto: Governo de São Paulo
Bahia autoriza construção de novo centro especializado em reabilitação em Salvador
23 de Junho de 2026Foto: Thuane Maria / GOVBA
Anvisa determina recolhimento de lotes de medicamentos após falhas de qualidade
22 de Junho de 2026Foto: Reprodução
Marca baiana Dendezeiro levará a moda da Bahia para passarela na Itália
22 de Junho de 2026Foto: Reprodução Instagram/@dendezeiro
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023