Ferrovia Bahia-Minas será reconstruída após 57 anos
09 de Fevereiro de 2023 - Jornal Correio
Porém, a autorização para a construção de uma ferrovia que ligará Minas Gerais à Bahia pode mudar o rumo dessa história. Além de mais rápida, a malha ferroviária também pode reduzir os custos de transporte em até 30%.
Houve um tempo em que quase todos os produtos transportados no país eram levados por trilhos metálicos, o que mudou a partir da década de 1930, quando veículos de quatro rodas passaram a ser sinônimo de modernidade. Porém, a autorização para a construção de uma ferrovia que ligará Minas Gerais à Bahia pode mudar o rumo dessa história. Além de mais rápida, a malha ferroviária também pode reduzir os custos de transporte em até 30%.
A autorização para construção e exploração da estrada de ferro que fará a ligação entre Caravelas, no sul baiano, e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, foi publicada no Diário Oficial da União, da última terça-feira (7).
O prazo é para que a empresa MTC - Multimodal Caravelas comande a via por 98 anos. A deliberação foi feita pela Agência Nacional de Transportes (ANTT) e a MTC deve assinar o contrato de adesão em até 30 dias. A empresa foi procurada para comentar o projeto, mas não se manifestou.
A ligação entre o sul baiano e o centro de Minas não é novidade. Há 57 anos, a Estrada de Ferro Bahia-Minas foi desativada por não garantir mais o lucro esperado no transporte de madeira e café. No imaginário brasileiro, a estrada ficou eternizada na canção Ponta de Areia (1975), do cantor Milton Nascimento. A música leva o nome do local onde a estrada ficava na época.
Hoje, o que ainda resta do sistema ferroviário serve como rota de cicloturismo. O mesmo percurso da primeira via será utilizado, dessa vez com a inserção de outras cidades, como Teixeira de Freitas e Mucuri.
Diferentemente de 1882, quando o ramal ferroviário foi implantado pela primeira vez, a nova ligação deve ser facilitar o transporte de eucalipto, de Minas Gerais, para a cidade de Mucuri, onde a empresa Suzano realiza a produção de celulose. Um estudo realizado pela startup Canopy Remote Sensing Solutions, em 2021, apontou que o eucalipto é responsável por 96% da cultura agrícola do estado. Desse total, 13% está localizado no Vale do Jequitinhonha.
O lítio de Minas Gerais também deverá ser exportado e, ao chegar em Caravelas, seguirá viagem para Ilhéus. Há a expectativa que o trem tenha vagões destinados a passageiros, o que deve favorecer o turismo nas duas regiões.
Quando o assunto é transporte de produtos, as ferrovias são importantes meios de reduzir o preço do que será exportado, como explica Antônio Carlos Bonassa, professor de cadeias de suprimentos do curso de Administração da ESPM.
Comentários
Outras Notícias
Mais de 22 mil agentes garantem segurança de provas discursivas do CNU
06 de Dezembro de 2025Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte
06 de Dezembro de 2025Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Pix bate recorde e supera 313 milhões de transações em um dia
06 de Dezembro de 2025Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
BBB 26 terá Casas de Vidro em cinco estados e escolha do público para parte do elenco
05 de Dezembro de 2025Foto: Globo / Renato Pizzutto
Ana Carolina confirma turnê de 25 anos e inclui Salvador no roteiro; veja a data
05 de Dezembro de 2025Foto: Pedro Dimitrow / Divulgação
Maternidade da UFBA abre quase 900 vagas para exames e consultas; agendamentos já começaram
05 de Dezembro de 2025Leia mais no site! Foto: Divulgação/EBSERH
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023