Jovens baianos têm acesso ao primeiro emprego através de parcerias entre empresas e Governo do Estado
21 de Abril de 2023 - Redação Pernambués agora
No Dia Internacional do Jovem Trabalhador, celebrado em 24 de abril, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) comemora o ingresso de mais de sete mil jovens no mercado de trabalho.
FOTO: Luciano Barreto/Flem
Entre 2016 e 2023, a pasta intermediou a adesão de 739 empresas ao Projeto Estadual de Incentivo à Primeira Experiência Profissional, o que possibilitou a contratação de 3.171 jovens aprendizes, 1.281 estagiários e 2.584 primeiros empregos.
O Secretário da SDE, Angelo Almeida, celebra os números e destaca que o fomento ao desenvolvimento econômico tem como um de seus objetivos a redução das desigualdades no estado, sendo fundamental, para isso, o incremento do nível de emprego e o acesso de jovens ao mercado de trabalho.
“O governador Jerônimo Rodrigues tem como prioridade o desenvolvimento social, por isso estamos fortalecendo ainda mais essa iniciativa criada no governo Rui Costa, que gera emprego e renda para a nossa juventude. A SDE tem atuado fortemente para que as empresas que assinam protocolos de intenções com a secretaria façam a adesão ao programa, reforçando com os empresários a importância do programa para a juventude baiana e para o desenvolvimento do estado”, explica Almeida.
O projeto, instituído em 2015, é destinado a estudantes de cursos técnicos de nível médio da Rede Estadual de Educação Profissional e do ensino médio e fundamental público estadual, qualificados por programas do Estado da Bahia, sem experiência formal de trabalho. Ele possibilita estágio, aprendizagem e ocupação formal (Projeto Primeiro Emprego – PPE) na administração pública do Estado, em empresas do setor privado e no Terceiro Setor.
Davidson Magalhães, secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), considera o PPE, gerido pela pasta, um marco, uma política inédita e inovadora nas relações entre o setor público e o mercado. “O programa proporciona uma seleção entre alunos das escolas públicas pelo seu desempenho, e isso é muito importante, porque estabelece um critério, estimula os estudantes a se dedicarem mais aos estudos e abre a perspectiva da primeira experiência nas relações de trabalho. Um dos principais problemas no mercado de trabalho é a falta de experiência”, diz.
Jovem trabalhador
Um dos jovens contemplados por meio da SDE é Rodrigo Carvalho (20), contratado como primeiro emprego pela empresa Mundial Color Perfis em Alumínio há 5 meses. Em 2021, a companhia assinou protocolo de intensões para instalação do empreendimento no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, e termo de adesão ao projeto.
O jovem, com formação técnica em química, atua na área de produção da empresa. Para ele o trabalho representa uma oportunidade de crescimento profissional. “O emprego me proporciona uma experiência registrada em carteira, que é muito exigida pelo mercado atualmente. É o primeiro passo para a minha carreira profissional”, comemora. Rodrigo estimula ainda outros jovens que estão em busca de uma chance: “o primeiro emprego é uma grande oportunidade, mas é preciso se esforçar, fazer valer”, finaliza.
Ester Marques (21) também teve a primeira oportunidade de trabalho através do programa. A jovem é primeiro emprego na SDE há 1 ano e 8 meses e atua na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Para ela, o PPE representa uma oportunidade de desenvolvimento pessoal, profissional e financeiro. “Está sendo uma experiência de muito aprendizado e que impulsionou os meus sonhos”, disse.
O Programa Primeiro Emprego é estruturado pelo Comitê Gestor composto pelas secretarias da Casa Civil, de Desenvolvimento Econômico (SDE), da Saúde (Sesab), da Educação (SEC), da Administração (Saeb), do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e de Desenvolvimento Rural (SDR). Tem como executoras contratadas as Fundações Luís Eduardo Magalhães (Flem) e a Estatal Saúde da Família (Fesf-SUS), e é financiado pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep).
Comentários
Outras Notícias
Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador
19 de Junho de 2026Foto: Reprodução / Fiocruz Bahia
Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas
19 de Junho de 2026Foto: Reprodução/BBC
Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”
19 de Junho de 2026Foto: Patrick T. Fallon / AFP
Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho
19 de Junho de 2026Foto: André Carvalho / Bahia Notícias
Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia
18 de Junho de 2026Luiz Carlos Suíca é pré-candidato a deputado federal em 2026. Graduado em História pela Universidade Católica da Bahia (UCSal), foi vereador de Salvador por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual está filiado há 33 anos.
Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos
18 de Junho de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023