Assembleia proíbe pistolas de água em festas de rua e reestrutura Corpo de Bombeiros
25 de Maio de 2023 - Redação Pernambués agora
Durante a sua relatória sobre o PL que proíbe as “pistolas de água” no Carnaval e em festas de rua, o deputado Rosemberg destacou que a medida visa exaltar o respeito e teve a anuência do momesco Bloco As Muquiranas.
FOTO: Reprodução
Com as presenças de representações femininas e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), sob a articulação do líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Rosemberg Pinto (PT), junto à bancada oposicionista, foram aprovados por unanimidade, nesta quarta-feira (24), os Projetos de Lei (PL) 24873/23, do Poder Executivo, que trata da organização básica e o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), e o PL 24746/23, de autoria da deputada Olívia Santana (PCdoB), que proíbe a utilização de “pistolas de água” e similares, durante o Carnaval e festas de rua na Bahia.
Durante a sua relatória sobre o PL que proíbe as “pistolas de água” no Carnaval e em festas de rua, o deputado Rosemberg destacou que a medida visa exaltar o respeito e teve a anuência do momesco Bloco As Muquiranas. “É de extrema importância e simbologia às festas populares da Bahia, para que a gente possa respeitar a dignidade humana, as mulheres, as opções de homens e mulheres, sejam héteros ou trans”, declarou o parlamentar e indicou a votação unânime.
Bombeiros
A reestruturação do CBM-BA, proposta pelo governador Jerônimo e validada pelo Legislativo, permitirá a criação de dois novos comandos regionais, no Oeste e Sul do estado, a criação do Instituto Militar de Ensino Superior, de um Centro de Engenharia e do Centro de Gestão do Vetor Aéreo, que possibilitarão aos servidores bombeiros um número maior de progressões de carreira na corporação.
“É um momento histórico, agradeço ao nosso governador Jerônimo Rodrigues pelo apoio que dá à nossa instituição, aos líderes [Rosemberg Pinto e Alan Sanches] e a todos os deputados, é muito importante esta estruturação e modernização do Corpo de Bombeiros” respondeu o comandante-geral do CBM-BA, Adson Marchesin. Os Projetos seguem para sanção do governador Jerônimo Rodrigues para terem efeito legal.
Comentários
Outras Notícias
Bahia terá três novos Centros de Reabilitação com obras previstas pelo Novo PAC
17 de Março de 2026Foto: Divulgação
Regulação de pacientes organiza acesso ao SUS na Bahia e revela desafios da rede de saúde
17 de Março de 2026Foto: Imagem Ilustrativa. Yasmim Marinho / Sesab
Brasília inicia semana decisiva com discussão sobre juros, julgamentos no STF e possível delação de banqueiro
17 de Março de 2026Foto: Edu Mota / Brasília
Amigos celebram indicação de Wagner Moura ao Oscar após derrota: “O tempero do baiano continua”
17 de Março de 2026Foto: Instagram
Babu Santana perde apartamento conquistado no BBB 26 após eliminação do reality
16 de Março de 2026Foto: TV Globo
Prefeitura de Salvador autoriza construção de camelódromo e obras de urbanização em Novo Horizonte
16 de Março de 2026Foto: Valter Pontes/Secom PMS
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023