Bahia

Saiba quais órgãos federais vão abrir quase 10 mil vagas para concursos em 2023

01 de Junho de 2023 - Redação Pernambués agora
[Saiba quais órgãos federais vão abrir quase 10 mil vagas para concursos em 2023]

Em espera estão pelo menos 16.074 vagas aguardadas para seleções ainda não aprovadas, que dependem do aval e encaminhamento para Ministério da Gestão e de Renovação dos Serviços Públicos.

FOTO: Wikimedia Commons

O ingresso no funcionalismo público este ano está com grandes oportunidades. São previstas em torno de 25.799 vagas, e das autorizadas até o momento pelos órgãos ligados ao executivo, são mais de 9,5 mil vagas em órgãos federais, através de seleções com editais que já estão em elaboração para órgãos como Funai, IBGE, Câmara dos Deputados, MMA e MCTI.

Em espera estão pelo menos 16.074 vagas aguardadas para seleções ainda não aprovadas, que dependem do aval e encaminhamento para Ministério da Gestão e de Renovação dos Serviços Públicos.

O concurso da Câmara dos Deputados recebeu recentemente confirmação para abertura, para preenchimento de 140 cargos efetivos. O objetivo é recompor a equipe e realizar contratação para cargos vagos que já existem na casa legislativa, bem como das expectativas de aposentadoria até o ano de 2026.

Quanto ao edital da Câmara, não existe um prazo efetivo para abertura, uma vez que a casa legislativa está para formar uma comissão organizadora de elaboração do documento.

Confira os concursos públicos autorizados:

Ministério das Relações Exteriores
Vagas: 30
Cargos: diplomata
Escolaridade: nível superior

Câmara dos Deputados
Vagas: 140
Cargos: assistente social, consultoria legislativa, consultoria de orçamento e fiscalização financeira, contador, enfermeiro, farmacêutico, analista de informática legislativa, médico, técnica legislativa, e técnico em material e patrimônio
Escolaridade: nível superior
Edital: ainda será elaborado pela comissão organizadora da casa

IBGE
Vagas: 8.141
Cargos: agente de pesquisas e mapeamento, supervisor de coleta e qualidade, agente de pesquisa por telefone, agente censitário de mapeamento, codificador e supervisor de pesquisa
Escolaridade: nível médio e superior
Edital: deve ser publicado em até 6 meses

Ministério da Ciência e Tecnologia
Vagas: 814
Cargos: ciência e tecnologia, pesquisadores e tecnologista
Escolaridade: nível superior
Edital: deve ser publicado em até 6 meses

Fundação Nacional dos Povos indígenas (Funai)
Vagas: 502
Cargos: agente em Indigenismo, administrador, antropólogo, arquiteto, arquivista, assistente social, bibliotecário, contador, economista, engenheiro, engenheiro-agrônomo, engenheiro florestal, estatístico, geografo, indigenista especializado, psicólogo, sociólogo, técnico em assuntos educacionais, técnico em comunicação social
Escolaridade: nível médio e superior
Edital: deve ser publicado em até 6 meses

Ministério do Meio Ambiente
Vagas: 98
Cargos: Analista ambiental
Escolaridade: Nível superior
Edital: deve ser publicado em até 6 meses.

Comentários

Outras Notícias

[Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador]
Saúde

Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador

19 de Junho de 2026

Foto: Reprodução / Fiocruz Bahia

[Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas]
Esportes

Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas

19 de Junho de 2026

Foto: Reprodução/BBC

[Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”]
Esportes

Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”

19 de Junho de 2026

Foto: Patrick T. Fallon / AFP

[Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho]
Bahia

Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho

19 de Junho de 2026

Foto: André Carvalho / Bahia Notícias

[Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia]
Artigos

Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia

18 de Junho de 2026

Luiz Carlos Suíca é pré-candidato a deputado federal em 2026. Graduado em História pela Universidade Católica da Bahia (UCSal), foi vereador de Salvador por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual está filiado há 33 anos.

[Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos]
Bahia

Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos

18 de Junho de 2026

Foto: Divulgação