Bahia

Aluno do Neojiba representará o Brasil em encontro de orquestras juvenis na Argentina

08 de Julho de 2023 - Redação Pernambués agora
[Aluno do Neojiba representará o Brasil em encontro de orquestras juvenis na Argentina]

O encontro reunirá 250 músicos latino-americanos de vários países em um intercâmbio cultural para compartilhamento de experiências e técnicas musicais.

FOTO: Juliane Oliveira

Caio Brito é violoncelista e aluno do Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), programa social do Governo do Estado, mantido pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). Com apenas 23 anos de idade, o jovem já está com as malas prontas para representar o Brasil no 1º Encontro Latino-Americano de Orquestras Juvenis, que acontece de 9 a 13 de julho, em Buenos Aires, Argentina. O encontro reunirá 250 músicos latino-americanos de vários países em um intercâmbio cultural para compartilhamento de experiências e técnicas musicais.

O jovem artista baiano será um dos violoncelistas da Orquestra Juvenil que fará um concerto no dia 12 de julho, em um dos mais importantes cenários musicais do país, o Teatro Argentino de La Plata. “Recebi o convite do maestro que assistiu vídeos das minhas apresentações publicados nas redes sociais. Foi um susto quando vi o e-mail, mas fiquei muito feliz e agradecido por ter sido escolhido para representar o Brasil”, contou Caio Brito. Referia-se ao maestro venezuelano do Programa y Orquestas Bonaerenes, Andreas Gonzalez. Do contato com os vídeos até o convite do regente para o evento no país vizinho, foi o tempo do envio de uma mensagem eletrônica.

Nascido em Salvador, Caio Brito iniciou a carreira na música aos 13 anos, participando do projeto ‘Estrelas Musicais’, localizado no bairro Nordeste de Amaralina, onde aprendeu a tocar violoncelo. Aos 16, foi selecionado para integrar uma das turmas de iniciação musical do Neojiba. Desde então, nunca parou. Há 9 anos, ele faz parte do quadro de alunos do programa. Atualmente, integra a principal formação orquestral do ‘Neojiba 2 de Julho’ e é estudante do bacharelado em Música pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

“Me sinto feliz e grato. Muito realizado por ter conquistado uma oportunidade tão grande e rara que é representar essa grande nação brasileira. Com tantos músicos e musicistas tão incríveis e eu tive essa oportunidade. Estou ansioso e feliz para viver essa experiência. Espero contribuir para a cultura do nosso país e incentivar o estudo na área musical”, afirmou o estudante.

Foto: Juliane Oliveira
Foto: Juliane Oliveira
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, desejou sorte a Caio em sua trajetória profissional e de vida, destacando a importância das ações do Neojiba para a formação de talentos e promoção do desenvolvimento social. “A participação de um aluno do Neojiba em um evento internacional, como esse da Argentina, celebra o talento da Bahia, ao mesmo tempo em que ressalta a importância do trabalho feito pelo programa, que garante formação musical, social, intelectual, além de incluir os jovens. Estamos muito felizes pelo Caio, que fará um belíssimo trabalho representando o Brasil, levando o nome da Bahia para o mundo”, afirmou Freitas.

Neojiba
O Neojiba é um programa social do Governo do Estado, mantido pela SJDH e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. O programa promove o desenvolvimento e a integração social de crianças e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. Atualmente, o Neojiba atende 2.324 integrantes diretos em seus 13 núcleos em Salvador, Região Metropolitana e interior do estado e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras. A sede do Neojiba, o Parque do Queimado, é localizada no caminho das tropas vitoriosas do exército baiano em direção à Liberdade. Lá, estão importantes marcos do 2 de Julho, como o monumento à Maria Quitéria e o panteão cívico, onde ficam guardados os carros do Caboclo e da Cabocla.

Comentários

Outras Notícias

[Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador]
Saúde

Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador

19 de Junho de 2026

Foto: Reprodução / Fiocruz Bahia

[Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas]
Esportes

Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas

19 de Junho de 2026

Foto: Reprodução/BBC

[Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”]
Esportes

Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”

19 de Junho de 2026

Foto: Patrick T. Fallon / AFP

[Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho]
Bahia

Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho

19 de Junho de 2026

Foto: André Carvalho / Bahia Notícias

[Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia]
Artigos

Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia

18 de Junho de 2026

Luiz Carlos Suíca é pré-candidato a deputado federal em 2026. Graduado em História pela Universidade Católica da Bahia (UCSal), foi vereador de Salvador por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual está filiado há 33 anos.

[Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos]
Bahia

Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos

18 de Junho de 2026

Foto: Divulgação