Festival de Música e Arte do Olodum acontece neste final de semana no Pelourinho; veja programação
14 de Julho de 2023 - Redação Pernambués agora
Entre outras atividades, o festival, que ocorre há quatro décadas, tem o objetivo de escolher composições que representem o pensamento musical da banda.
FOTO: Magali Moraes
Um dos mais tradicionais eventos culturais da Bahia, o Festival de Música e Arte do Olodum (Femadum) acontece neste final de semana, no Centro Histórico, em Salvador. Entre outras atividades, o festival, que ocorre há quatro décadas, tem o objetivo de escolher composições que representem o pensamento musical da banda.
O evento acontece no Largo do Pelourinho no sábado (15) e domingo (16) e é gratuito. Além disso, na sexta-feira (14) acontecem workshops de percussão, turbantes e amarrações, palestras e música. Neste ano, o tema do Femadum será 'O Tambor Cidadão na Construção da Musicalidade Afro-Brasileira'.
No sábado, a partir das 13h, haverá um homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, com apresentações do Samba Ohana, Banda Olodum Mirim, Água Fresca e da percussão do Olodum com os cantores e convidados.
Já no domingo, a partir das 13h, o evento começa com apresentação da percussão do Olodum e participação de ex cantores. Neste momento serão anunciados os vencedores do festival, com a entrega do troféu. A cantora Ana Mametto se apresenta com outros convidados. O evento será finalizado com show da banda Olodum. Toda programação é aberta ao público e a expectativa é que cerca de dez mil pessoas passem pelo local.
Workshop, palestras e encontros musicais
A programação Femadum terá um dia de atividades extras em espaços diversos do Pelourinho. Workshops, palestras e encontros musicais ocorrem com nomes como Escola Olodum, Negra Jhô, DJ Branco, Filhas do Som, Banda Feminina Didá e Slan das Minas.
A programação começa às 9h, com o Workshop de percussão O tambor e o samba-reggae realizado pela Escola Olodum, com encerramento às 16h. Turbantes; coroas, símbolos e a resistência é o nome do Workshop de turbantes e amarrações que acontece a partir das 14h no Espaço Negra Jhô.
No mesmo horário acontece a palestra Hip Hop - ARTE URBANA – “Uma cena periférica” - De 70 para 23; Me conte aí?. Palestram na Casa do Hip Hop Bigod, Dj Bandido, B.Girl Thina Reis, Jamile, Dj Branco com intervenções de Break (Dança), Freestyle (Mc's), Graffiti e Dj.
A partir das 16 horas, acontece o Batuque Obìnrìn – Ciranda dos Tambores - que sai pelas ruas do Pelourinho até o Cruzeiro de São Francisco. Na ação mulheres do Olodum, o Grupo Maracatu Rosa dos Ventos, Filhas do Som (Ratinha Timbal) e Banda Didá fazem cortejo no Centro Histórico.
O dia se ações será finalizado com a ação Literatura Faraônica no Espaço Preto Fala de Amor. No local acontecerá o Slan das Minas com o livro: Ancestralitura - Poemas com mel e dendê. Haverá ainda, um Encontro de literatas com as presenças de escritores.
Comentários
Outras Notícias
‘O Agente Secreto’, aposta do Brasil no Oscar 2026, estreia em circuito recorde nos cinemas
10 de Novembro de 2025Foto: Victor Jucá
Novo livro revela documentos inéditos sobre vigilância da ditadura a Maria Bethânia
10 de Novembro de 2025Foto: Jorge Bispo / Divulgação
Ação de Suíca e do GAP garante solução para problema antigo em Pernambués
06 de Novembro de 2025Moradores da Rua Costa Rica comemoram reparo em via após meses de espera e falta de resposta da prefeitura
Carteiro conquista a internet ao posar com “amigos pets” durante entregas
06 de Novembro de 2025Foto: Reprodução / Redes sociais
Bell Marques adquire lancha de luxo avaliada em R$ 14 milhões
06 de Novembro de 2025Foto: Divulgação / Schaefer Yachts
Davi Brito desafia ex-BBB Bambam para luta após derrota no ringue: “Vou quebrar ele no meio”
06 de Novembro de 2025Foto: Instagram
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023