Bahia

Manchas de óleo aparecem em praias de Salvador e lembram ocorrência de 2019

11 de Setembro de 2023 - Redação Pernambués agora
[Manchas de óleo aparecem em praias de Salvador e lembram ocorrência de 2019]

Fragmentos foram encontrados, neste domingo (10/9), em Ondina, Paciência, Amaralina, Jardim de Alah, Pituaçu e Corsário. / Foto: Divulgação


Mais uma vez, fragmentos de óleo aparecem em praias de Salvador. Fragmentos foram encontrados, neste domingo (10/9), em Ondina, Paciência, Amaralina, Jardim de Alah, Pituaçu e Corsário.

O material foi retirado das praias pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). A situação lembra a ocorrência de outubro de 2019, quando a costa brasileira, principalmente a região nordeste, foi afetada por manchas de óleo, mas até o momento não há informações sobre o que teria originado essa nova aparição.

LIMPEZA

Em nota, a Limpurb informou que foram encontrados e removidos pequenos fragmentos de óleo na faixa de areia das seis praias. Acrescentou que para a retirada do material, as equipes seguem o protocolo determinado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Ainda de acordo com a Limpurb, o resíduo é coletado, depois colocado em recipiente plástico para armazenamento temporário, com impermeabilização de solo, e posterior encaminhamento para unidade de análise e tratamento do material.

A empresa relatou que suas equipes seguem monitorando a situação em todas as praias da capital, e caso alguém encontre algum fragmento, deve entrar em contato com o número de telefone 156 e realizar o registro.

Comentários

Outras Notícias

[Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador]
Saúde

Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador

19 de Junho de 2026

Foto: Reprodução / Fiocruz Bahia

[Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas]
Esportes

Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas

19 de Junho de 2026

Foto: Reprodução/BBC

[Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”]
Esportes

Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”

19 de Junho de 2026

Foto: Patrick T. Fallon / AFP

[Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho]
Bahia

Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho

19 de Junho de 2026

Foto: André Carvalho / Bahia Notícias

[Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia]
Artigos

Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia

18 de Junho de 2026

Luiz Carlos Suíca é pré-candidato a deputado federal em 2026. Graduado em História pela Universidade Católica da Bahia (UCSal), foi vereador de Salvador por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual está filiado há 33 anos.

[Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos]
Bahia

Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos

18 de Junho de 2026

Foto: Divulgação