Bahia teve 3.357 novos casos de câncer de mama em 2022, diz SEI
19 de Outubro de 2023 - Redação Pernambués agora
A campanha do Outubro Rosa tem uma relevância significativa na difusão de informações sobre a doença / Foto: Divulgação
A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) apresentou a atualização do Panorama do Câncer de Mama entre as mulheres baianas, em formato de infográfico. A campanha do Outubro Rosa destaca a necessidade do diagnóstico precoce a partir das estratégias para controle da doença.
Em 2022, foram registrados 3.357 novos casos de câncer de mama na Bahia. Isso equivalia a uma taxa de incidência de 43,4 novos casos a cada 100 mil baianas. No entanto, em Salvador essa incidência era muito mais elevada: 76,7 a cada 100 mil soteropolitanas.
Mesmo com a alta taxa de incidência, a taxa de mortalidade era reduzida: aproximadamente 14 mulheres a cada 100 mil baianas morreram em decorrência do câncer de mama. Porém, essa taxa é crescente no decorrer dos últimos anos. E ainda que represente uma parcela significativa dos óbitos, o câncer de mama tem baixa participação nas internações no SUS.
Em 2022, menos de 1% das internações de mulheres no SUS foram em decorrência desse tipo de neoplasia maligna. Neste mesmo ano, as mulheres passavam 3,8 dias internadas no SUS, porém com uma taxa de óbito por internação elevada: 8,5 óbitos por câncer de mama a cada 1.000 internações.
No Brasil, a incidência e a mortalidade por câncer de mama estão em crescente desde os anos 1960. Entre todos os tipos de morte por neoplasias malignas, o de mama era a principal causa entre as mulheres. Apenas em 2022, o câncer de mama foi responsável por, aproximadamente, 16,0% das mortes de todas as mulheres que vieram a óbito por algum tipo de câncer. Esse é um problema de grande relevância para a saúde pública, sobretudo, porque o risco e a incidência para esse tipo de morte aumentam consideravelmente a partir dos 50 anos.
Nesse contexto, a campanha do Outubro Rosa tem uma relevância significativa na difusão de informações sobre este tipo de neoplasia maligna. Entre as estratégias adotadas para um diagnóstico precoce, a mamografia assume um papel de relevância por ser considerado o principal método para o diagnóstico e redução da mortalidade por câncer de mama.
Comentários
Outras Notícias
Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média
27 de Janeiro de 2026Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão
27 de Janeiro de 2026Foto: Freepik
Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS
27 de Janeiro de 2026Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil
Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia
27 de Janeiro de 2026Foto: Letícia Martins / EC Bahia
BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality
26 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Globoplay
Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026
26 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023