Conheça roteiros que apresentam pontos turísticos de Salvador sob a ótica da negritude; Rolê Afro vai de caminhos de fé a rota de lutas
07 de Novembro de 2023 - Redação Pernambués agora
Programa prevê 30 pontos de visitação e a criação de dez roteiros de experiências afro na capital baiana. / Foto: Ludmilla Gavazza
Com a ideia de transformar Salvador em uma referência nacional e internacional para o afroturismo, um programa desenvolvido na capital baiana mapeia a cidade em, ao menos, 10 "roteiros afrocentrados" e 30 pontos de visitação que mostram a capital baiana sob um olhar negro.
O programa, que é desenvolvido pela Àwa Ações Afirmativas em parceria com a prefeitura de Salvador, visa potencializar a cultura afro-brasileira e ainda ajudar os empreendedores negros locais.
Criado em 2022, o Rolê Afro foca na criação de roteiros focados na história da cultura negra em Salvador. O projeto traçou os roteiros e pontos de visitação com participação popular.
Entre as regiões abrangidas pelos roteiros, estão os bairros de:
Itapuã
Rio Vermelho
Liberdade/Curuzu
Candeal
Cajazeiras
Ilhas de Maré, dos Frades e Bom Jesus dos Passos.
Além disso, o guia “Descubra a Salvador Capital Afro”, apresenta sugestões de roteiros que destacam a ancestralidade africana. Confira alguns dos pacotes de roteiros oferecidos sob o víeis de uma Salvador negra e de portas abertas para o turismo étnico.
Mariscagem em Tubarão
Vodun Kwe To Zo - Entre a Pedra de Xangô e o Terreiro da Pedra do Trovão
Feira de São Joaquim - Cores e Sabores
Vivência de Fé: A Terra Santa dos AlagadosExperiência Griô reconta a História do Brasil sob o olhar do povo preto e o engajamento nos diversos eventos políticos: O monumento a Zumbi, Terreiro de Jesus, Sociedade Protetora dos Desvalidos, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Casa do Benin no Centro Histórico integram esse roteiro.
Caminho de Ogun: a história de Salvador através de uma caminhada pelas ruas do Centro Histórico com passagens por pontos turísticos, como Elevador Lacerda, Memorial das Baianas, Largo do Pelourinho, Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, entre outros.
Rota Afro Congo-Bahia: O caminho começa na Pedra de Xangô, símbolo sagrado e tombado em 2017 como Patrimônio Cultural da cidade. Em seguida, os turistas podem visitar a sede do Afoxé Filhos do Congo, onde são recepcionados com roda de capoeira, vivência musical, percussiva e de dança, entre outras ações. A rota é finalizada com a degustação da culinária local.
Comentários
Outras Notícias
Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média
27 de Janeiro de 2026Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão
27 de Janeiro de 2026Foto: Freepik
Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS
27 de Janeiro de 2026Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil
Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia
27 de Janeiro de 2026Foto: Letícia Martins / EC Bahia
BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality
26 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Globoplay
Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026
26 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023