Projeto transforma Feira de São Joaquim em circuito de murais e promove festival gratuito
26 de Outubro de 2026 - Redação Pernambués agora
Foto: Divulgação
Paredes e fachadas da Feira de São Joaquim estão recebendo novas cores e intervenções artísticas na quinta edição do Projeto MURAL – Movimento Urbano de Arte Livre. A iniciativa comemora dez anos com a participação de 14 artistas visuais, a criação de um megamural e um festival gratuito marcado para 13 e 14 de novembro.
As pinturas começaram em outubro e já mobilizam 12 artistas: Denissena, Eder Muniz, Julia Zogbe, Cabuloso, Faraó, Kbça, Alaído, Samuca, Rask, Rolê, Zana Nacola e Tai Oliver. As obras passam a integrar os caminhos percorridos diariamente por comerciantes, trabalhadores e visitantes.
Na próxima etapa, Lee27 e Galvão assinarão um megamural na fachada da área dos pescados. A intervenção será um marco de entrada para o circuito de arte urbana instalado na feira.
A celebração continuará em novembro com o Festival MURAL. Durante dois dias, o público poderá acompanhar apresentações musicais, performances, oficinas e bate-papos, além de uma Feira de Arte e Criatividade. A programação busca estimular o encontro entre artistas e visitantes e contribuir para a movimentação do comércio e da economia criativa.
Situada na Cidade Baixa, às margens da Baía de Todos-os-Santos, a Feira de São Joaquim reúne tradições que atravessam gerações. Gastronomia, artesanato, religiosidade de matriz africana e saberes populares fazem parte da identidade do espaço.
A proposta das intervenções é valorizar esse patrimônio e incorporar a arte ao cotidiano da feira, respeitando suas características culturais. O circuito também pretende ampliar o interesse pelo local como ponto de visitação cultural e turística.
Outro destaque da edição será um documentário dedicado à trajetória do projeto e ao muralismo em Salvador. As gravações começaram no primeiro semestre de 2026, e o lançamento está previsto para o início de dezembro. O filme abordará processos de criação, experiências dos artistas e mudanças promovidas pela arte pública na paisagem urbana.
Criado em 2016 pela jornalista e produtora cultural Vanessa Vieira, o Projeto MURAL já realizou mais de 65 intervenções, entre elas 26 megamurais, com a participação de mais de 50 artistas.
A quinta edição é realizada pela Trevo Produções, Fundação Gregório de Mattos (FGM), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) e Prefeitura de Salvador, por meio do Programa Viva Cultura, na modalidade Doação. A iniciativa conta com apoio do SindiFeira.
Comentários
Outras Notícias
SindilimpBA anuncia greve na limpeza urbana de Salvador diante da falta de reajuste salarial e de pagamento de insalubridade
27 de Outubro de 2026Greve dos garis e margaridas deve começar no dia 1º de novembro em Salvador | FOTO: Divulgação
Parlamento grego aprova restrição às redes sociais para menores de 15 anos
27 de Outubro de 2026Foto: Bruno Peres / Agência Brasil
Ricardo Almeida declara apoio a Aleluia, que reúne 31 vereadores na disputa pela Câmara de Salvador
27 de Outubro de 2026Foto: Divulgação
Open Finance terá novas exigências para proteger dados e dar mais controle aos clientes
27 de Outubro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Atletas de Juazeiro e Salvador garantem medalhas para a Bahia nos Jogos da Juventude
27 de Outubro de 2026Foto: Maurício Viana / Sudesb
Catar receberá Copa Intercontinental de 2026, com final marcada para dezembro
26 de Outubro de 2026Foto: Reprodução/Fifa
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023