Brasil

Brumadinho: cães e gatos resgatados da lama irão a feira de adoção

30 de Agosto de 2019 - A tarde
[Brumadinho: cães e gatos resgatados da lama irão a feira de adoção]

Serão 70 cães e 25 gatos, que foram vacinados, castrados e vermifugados.

Pouco mais de seis meses depois da tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, que até o momento resultou na identificação de 248 vítimas (outras 22 pessoas permanecem desaparecidas) e uma centena de órfãos, cerca de 150 bombeiros e mais de cem máquinas ainda trabalham nas buscas na lama endurecida pelo tempo, em um trabalho cada vez mais difícil.

Em meio a tanta dor, voluntários procurar amparar animais que ficaram perdidos dos donos desde janeiro. Bichos domésticos que ficaram desabrigados após o rompimento da barragem, em Brumadinho, terão a chance de encontrar uma nova casa no próximo sábado, quando ocorrerá uma feira de adoção na Fazenda Abrigo de Fauna. Serão 70 cães e 25 gatos, que foram vacinados, castrados e vermifugados.

Segundo informação da empresa Vale, que organiza a feira, existe também a chance de os antigos donos reencontrarem os animais de estimação perdidos na tragédia. Os candidatos passarão por uma entrevista e receberão uma cartilha sobre guarda responsável.

Criado para abrigar os animais domésticos e silvestres, de pequeno e grande porte, desalojados após a tragédia, a Fazenda Abrigo de Fauna abriga hoje mais de 500 animais. A fazenda é equipada com ambulatório, farmácia, canil, gatil, currais, galinheiros e lagos. Equipes de veterinários também auxiliam nos cuidados dos animais resgatados.

Mortos
O número de mortos identificados no desastre da Mina do Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho, está há quase dois meses sem sofrer alterações. As duas últimas identificações feitas pelo Instituto Médico Lega (IML) ocorreram em 4/07.

A Polícia Civil continua recebendo casos – fragmentos de corpos – desenterrados pelos bombeiros que atuam na região, para identificação de vítimas. Um equipamento sequenciador de DNA – chamado Illumina – está em fase de instalação e um perito passa por treinamento nesta semana no Rio Grande do Sul para realizar as identificações.

Ainda segundo a corporação, o perito levou 52 amostras para extração de DNA durante o treinamento. A expectativa da polícia é que ele volte com o maior número possível de amostras analisadas. Aproximadamente 70 casos foram identificados por meio de DNA em junho e julho, mas eram amostras de pessoas que já haviam sido identificadas anteriormente.

A Barragem 1 se rompeu no dia 25 de janeiro de 2019. Mais de 10 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério formaram um tsunami que varreu a área administrativa, a usina de beneficiamento de minério, e o refeitório da empresa. Depois disso, a lama atingiu comunidades de Brumadinho até chegar ao leito do Rio Paraopeba. 

Comentários

Outras Notícias

[Governo Federal decide prorrogar Desenrola por mais 50 dias]
Economia

Governo Federal decide prorrogar Desenrola por mais 50 dias

28 de Março de 2024

Negociações para a faixa 1, pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no CadÚnico, ficarão disponíveis até o dia 20 de maio / Foto Joedson Alves

[Deputado apresenta projeto para que condenados por racismo sejam impedidos de assumir cargos públicos]
Política

Deputado apresenta projeto para que condenados por racismo sejam impedidos de assumir cargos públicos

28 de Março de 2024

Deputado apresenta projeto para que condenados por racismo sejam impedidos de assumir cargos públicos / Foto Zeca Ribeiro

[Calor fez consumo de energia aumentar 5,7% em fevereiro, Bahia registra redução]
Brasil

Calor fez consumo de energia aumentar 5,7% em fevereiro, Bahia registra redução

28 de Março de 2024

Calor fez consumo de energia aumentar 5,7% em fevereiro, Bahia registra redução / Foto Paulo Pinto

[Mulher com criança de colo é agredida por seguranças no Terminal Rodoviária de Salvador]
Justiça

Mulher com criança de colo é agredida por seguranças no Terminal Rodoviária de Salvador

28 de Março de 2024

Mulher alegou que tentou ajuda com policiais, porém sem sucesso | Bnews - Divulgação Reprodução/Leitor Bnews

[BGE: Bahia registrou menor número de divórcio e registros de bebês em 2022]
Bahia

BGE: Bahia registrou menor número de divórcio e registros de bebês em 2022

28 de Março de 2024

Segundo o Instituto, os dados de crianças registradas no estado são os menores em 26 anos / Foto Marcelo Casal

[Confira o que abre e o que fecha durante o feriado de Semana Santa, em Salvador e RMS]
Bahia

Confira o que abre e o que fecha durante o feriado de Semana Santa, em Salvador e RMS

28 de Março de 2024

Na maioria dos casos, as mudanças ocorrem na sexta-feira (29/3) / Foto Divulgação