Brasil fecha fronteiras terrestres por 15 dias, exceto com Uruguai
19 de Março de 2020 - Redação Pernambués agora
O governo federal anunciou nesta quinta-feira, 19, o fechamento das fronteiras terrestres do Brasil com os países vizinhos, exceto Uruguai, pelo prazo de 15 dias
A medida tem como objetivo frear o contágio do covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
"Fica restringida, pelo prazo de quinze dias, contado da data de publicação desta Portaria, a entrada no País, por rodovias ou meios terrestres, de estrangeiros (...)" da Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai e Suriname, indica o decreto.
O texto acrescenta que o Uruguai será objeto de uma determinação posterior. O presidente, Jair Bolsonaro, já tinha anunciado na última terça, 17, o fechamento da fronteira com a Venezuela, com um sistema sanitário fortemente atingido pela crise econômica.
A medida explica que o transporte de mercadorias continuará autorizado, assim como a entrada de brasileiros ao país, imigrantes com residência definitiva, profissionais estrangeiros em missão diplomática ou humanitária, entre outros.
A decisão do governo brasileiro ocorre depois que Argentina, Chile e Colômbia tomaram medidas mais drásticas, ao fechar todas suas fronteiras terrestres, marítimas e aéreas para evitar um impacto maior do vírus Covid-19.
A portaria, cujo prazo pode ser ampliado, explica que a medida foi tomada "por motivos sanitários relacionados aos riscos de contaminação e disseminação do coronavírus SARS-CoV-2", depois das recomendações da Agencia Brasileira de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O Brasil, que tem mais de 210 milhões de habitantes, registra até o momento quatro mortos em São Paulo e 428 infectados em todo o país.
Comentários
Outras Notícias
Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana
31 de Outubro de 2026Ana Angélica Rabello é coordenadora-geral do SindilimpBA | FOTO: Luciano Barreto
Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA
31 de Outubro de 2026Foto: Divulgação / Gov-BA
Após nova rodada de negociação frustrada, prefeito intervém para resolver impasse e evitar greve de garis e margaridas em Salvador
30 de Outubro de 2026Suíca é secretário-geral do SindilimpBA e tranquiliza a população sobre estado de greve dos garis e margaridas | FOTO: Divulgação |
Caetano Veloso pede retratação e R$ 50 mil em ação contra Pavanato e Pilhado
30 de Outubro de 2026Foto: Deezer/ Instagram
Flica 2026 recebe Miriam Leitão para conversa sobre IA, desinformação e literatura
30 de Outubro de 2026Foto: Divulgação
Clínica veterinária em Nova Brasília é alvo de apuração do MP-BA sobre condições de funcionamento
30 de Outubro de 2026Foto: Ronne Oliveira / Bahia Notícias
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023