1º de Maio virtual: Centrais sindicais e Lula fazem live sobre diversos assuntos
01 de Maio de 2020 - Redação Pernambués agora
Este ano, em meio a pandemia do coronavírus, as centrais sindicais organizaram comemorações virtuais do dia do trabalhador, celebrado neste 1º de maio
O evento, marcado para as 11h30, sendo transmitido ao vivo e irá reunir no palanque virtual figuras de diferentes campos ideológicos, um dos participantes é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
programação também terá atrações musicais como Roger Waters (ex-Pink Floyd), Zélia Duncan, Otto, Leci Brandão, Chico César e Odair José. Os artistas enviaram vídeos com sua participação. O músico e ativista Roger Waters enviou um vídeo com a canção “We Shall Overcome” (nós vamos superar). A música de protesto, composta pelo cantor americano por Pete Seeger, se tornou hino do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos (1955-1968).
Com o slogan “ 1º de Maio Solidário - Em defesa da saúde, emprego e renda”, as centrais promovem ações que reforçam o isolamento social e estimulam a solidariedade. Em algumas cidades, representantes dos movimentos sindicais e sociais estarão distribuindo máscaras, cestas básicas e marmitas.
Com forte oposição ao governo Bolsonaro, a pauta deste 1º de maio é crítica a medidas trabalhistas adotadas pelo governo, como a medida provisória que permite a suspensão do contrato de trabalho e a redução da jornada e de salários durante a pandemia (MP 936/2020). As lideranças sindicais também criticam a burocracia e o atraso na destinação do auxílio emergencial de R$ 600 a trabalhadores informais, também conhecido como coronavoucher ou renda mínima.
Parte das lideranças defende o impeachment do presidente, encampando o “Fora Bolsonaro”. “A luta, que é também pela democracia e por um projeto de nação, pressupõe o fim do governo de Jair Bolsonaro e se traduz no ‘Fora, Bolsonaro!’”, declarou a Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro ainda não indicou se fará pronunciamento em rede nacional para falar sobre a data, a exemplo do que fez em 2019. No ano passado, ele também aproveitou a ocasião para anunciar a medida provisória da liberdade econômica, que já foi transformada em lei.
Segundo a agenda oficial do presidente, não há compromissos oficiais marcados para esta sexta-feira.
Comentários
Outras Notícias
Babu Santana perde apartamento conquistado no BBB 26 após eliminação do reality
16 de Março de 2026Foto: TV Globo
Prefeitura de Salvador autoriza construção de camelódromo e obras de urbanização em Novo Horizonte
16 de Março de 2026Foto: Valter Pontes/Secom PMS
Ratinho vira alvo de críticas por comentários sobre Erika Hilton e é acusado de transfobia
16 de Março de 2026Foto: Reprodução/ Bruno Spada / Câmara dos Deputados
DNIT define novas regras de circulação na ponte do Rio Jequitinhonha, na BR-101, em Itapebi
16 de Março de 2026Foto: Reprodução / Radar News
GACC-BA abre inscrições para curso gratuito sobre diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil
13 de Março de 2026Foto: Divulgação
Sobrepeso lidera indicadores nutricionais entre adultos na Bahia, com mais de 833 mil casos
13 de Março de 2026Foto: Reprodução/Agência Brasília
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023