Após repercussão, Bolsonaro é acionado pela Justiça para retirar do ar vídeo em que incentiva invasão de hospitais
16 de Junho de 2020 - Redação Pernambués agora
A ação civil pública, de autoria do PSOL, foi apresentada na segunda-feira (15)
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi acionado pela Justiça para retirar do ar o vídeo em que ele aparece incentivando as pessoas a invadir hospitais, algo que gerou uma grande polêmica, já que deputados bolsonaristas de diversos estados seguiram o pedido do presidente, mesmo não sendo permitida a entrada em unidades de saúde sem autorização.
No vídeo, transmitido durante uma live na quinta-feira (11), Bolsonaro pede para que seja filmado os leitos que estivessem vazios, de hospitais públicos e de campanha. “[Se] Tem hospital de campanha perto de você, hospital público, arranja uma maneira de entrar e filmar. Muita gente está fazendo isso e mais gente tem que fazer para mostrar se os leitos estão ocupados ou não. Se os gastos são compatíveis ou não. Isso nos ajuda”, dizia o presidente no vídeo.
A ação pode causar desconforto e constrangimento aos profissionais de saúde e pacientes, além de que ambos correm risco de contaminação, assim como os invasores, podendo resultar em novos casos da Covid-19.
A ação civil pública, de autoria do PSOL, foi apresentada na segunda-feira (15). O partido alega que o pedido de Bolsonaro é uma “incitação criminosa” e justifica o processo como forma de “cessar os danos causados até o momento e impedir novos casos”.
É pedido ainda que a Justiça determine a retratação do presidente, também por meio de uma live, para que seus seguidores sejam orientados a não repetir as invasões.
O PSOL também solicita que o vídeo seja retirado das redes sociais do presidente em até 24 horas. Caso isso não ocorra, o Facebook e o Google serão oficiados para retirarem o material de seus domínios.
Comentários
Outras Notícias
Participação de cooperativas em licitações leva SindilimpBA a impugnar editais de limpeza urbana em Utinga, Ouriçangas, Tanhaçu e Várzea da Roça
15 de Junho de 2026SindilimpBA continua contestando editais com a participação de cooperativas em municípios da Bahia | FOTO: Divulgação |
Proposta de delação rejeitada pela PF mencionava supostos repasses a Davi Alcolumbre
15 de Junho de 2026Foto: Andressa Anholete/Agência Senado
Operação da Codecon intensifica fiscalização em bares durante período de jogos em Salvador
15 de Junho de 2026Fotos: Lucas Moura / Secom PMS
Jerônimo decreta ponto facultativo antes do São João para servidores estaduais
15 de Junho de 2026Foto: Joá Souza / Agência Brasil
MinC abre edital para incentivar participação de profissionais do audiovisual brasileiro em eventos internacionais
15 de Junho de 2026Foto: Freepik
Suíca reforça apoio aos garis e margaridas e projeta mandato voltado aos trabalhadores em 2026
09 de Junho de 2026Vamos procurar destinar recursos importantes que se transformem em obras e melhorias significativas para mudar a vida do trabalhador. Vamos lutar como foi com a defesa do fim da escala 6×1, como está sendo com a aprovação do PL 4146”, afirmou Suíca.
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023