Brasil

Bolsonaro suspende o Renda Brasil e programa se torna uma incógnita

28 de Agosto de 2020 - Redação Pernambués agora
[Bolsonaro suspende o Renda Brasil e programa se torna uma incógnita]

“Vamos voltar a conversar. A proposta que a equipe econômica apareceu para mim não será enviada ao Parlamento”, disse ele durante visita a uma usina em Ipatinga (MG).

Após o Presidente, Jair Bolsonaro, descartar publicamente o plano econômico de Guedes –de tirar recursos do abono salarial e outros programas para vitaminar o novo Renda Brasil, o benefício foi suspenso por data indefinida.
Para Bolsonaro, o modelo atual retira recursos de “pobres” e dá a “paupérrimos”. “Vamos voltar a conversar. A proposta que a equipe econômica apareceu para mim não será enviada ao Parlamento”, disse ele durante visita a uma usina em Ipatinga (MG).
O presidente que criticou principalmente a exclusão do abono salarial, deixando seu ministro da Economia, Paulo Guedes, desencorajado, visto que a extinção do abono representava a espinha dorsal da focalização nos mais pobres. Guedes pretendia por no Renda Brasil, todo o direcionamento de recursos do abono e outros programas para o novo Bolsa Família. E explicou que com o fim de outros programas teria um impacto muito menor.
Guedes, conta que na pratica o posicionamento do atual governante anula todo o trabalho feito até então. As divergências expostas hoje pelo presidente foram malvistas pelo mercado financeiro. Logo após as declarações, houve queda brusca no Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira.
No total, a equipe econômica calculava um aumento de 21 bilhões de reais ao programa de transferência de renda, considerando também a incorporação do seguro-defeso e a limitação do Farmácia Popular apenas aos que tivessem inscrição em cadastro social do governo. A ideia era, com isso, aumentar a base de beneficiados e o valor pago a cada família.
Com a declaração, o presidente jogou em território incerto a estrutura do Renda Brasil, programa que havia sido prometido por Guedes para terça-feira desta semana, dentro de um anúncio de peso, apelidado nos bastidores de “Big Bang”, que viria para o reforço à economia no pós-coronavírus.
A reunião desta quarta-feira (26) acabou não acontecendo, em parte porque Bolsonaro queria um valor maior para o Renda Brasil do que os cerca de R$ 250 propostos pela equipe econômica, e pela decisão de mexer no abono para financiamento do projeto Renda Brasil.
O próprio Presidente deu como encerrada as discussões sobre o programa Renda Brasil. E afirmou que o projeto está suspenso até que sejam feitos ajustes no texto elaborado pelo time do ministro Paulo Guedes (Economia).

Comentários

Outras Notícias

[Projeto beneficente de Davi Brito é alvo de denúncia por suspeita de fraude]
Justiça

Projeto beneficente de Davi Brito é alvo de denúncia por suspeita de fraude

14 de Julho de 2025

Foto: Instagram

[Haddad critica sobretaxas dos EUA e acusa família Bolsonaro de atuar contra o país]
Política

Haddad critica sobretaxas dos EUA e acusa família Bolsonaro de atuar contra o país

14 de Julho de 2025

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

[Bahia registra redução de mortes por hepatites B e C na última década]
Saúde

Bahia registra redução de mortes por hepatites B e C na última década

14 de Julho de 2025

Foto: Arquivo Agência Brasil

[Bahia está entre os estados com mais afastamentos por vício em jogos, revela INSS]
Bahia

Bahia está entre os estados com mais afastamentos por vício em jogos, revela INSS

14 de Julho de 2025

Foto: Bruno Peres / EBC

[Cachorro da raça Spitz vira meme ao urinar com 'performance artística']
Brasil

Cachorro da raça Spitz vira meme ao urinar com 'performance artística'

10 de Julho de 2025

Foto: reprodução/internet

[ANS determina que planos de saúde expliquem por escrito recusas de cobertura]
Saúde

ANS determina que planos de saúde expliquem por escrito recusas de cobertura

10 de Julho de 2025

Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil