Home office é novo indicador de desigualdade econômica no Brasil
31 de Agosto de 2020 - Redação Pernambués agora
Entre os que estão no trabalho remoto, 6,1 milhões, quase 73% do total, concluíram o ensino superior ou uma pós-graduação
Passados quase seis meses desde a disseminação forçada do trabalho remoto, ou home office, devido à pandemia da Covid-19, os dados consolidados desse sistema de trabalho servem como uma espécie de novo indicador das desigualdades econômicas do país.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (Pnad) Covid-19 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analisados pela Folha de S. Paulo, em julho, dos 8,4 milhões de trabalhadores remotos do Brasil, praticamente a metade (4,9 milhões) estava no Sudeste, região que concentra profissionais mais qualificados e a geração de Produto Interno Bruto (PIB). Apenas 252 mil estavam no Norte, fatia mais pobre do país.
Quando se compara a proporção de trabalhadores em home office com a população ocupada em cada região, a disparidade fica mais notável. Em julho, cerca de 10% de toda a população ocupada no Brasil estava nesse sistema. No Sudeste, porém, a fração é maior: 13% da população ocupada estava no trabalho remoto. Já no Norte, apenas 4% trabalhavam em casa diante de um computador.
A parcela também é mais alta na região Sul, onde quase 9% estavam em teletrabalho, e menor no Nordeste, que tinha 7,8% da população ocupada em home office.
Quando se analisa os dados sob a ótica do nível de instrução, a percepção é confirmada.
Comentários
Outras Notícias
Salvador intensifica vacinação contra HPV e alerta para baixa cobertura entre jovens
30 de Abril de 2026Foto: Bruno Concha / PMS
CCJ da AL-BA aprova projeto que limita exigência de CPF em farmácias
30 de Abril de 2026Foto: Divulgação / AL-BA
Sesab abre investigações para apurar denúncias de assédio e irregularidades em hospitais estaduais
30 de Abril de 2026Foto: Fernando Vivas/GOVBA
Daniela Mercury se retrata com Edson Gomes após repercussão em premiação e diz querer diálogo direto
30 de Abril de 2026Foto: YouTube
Wesley Safadão aciona Justiça contra pré-candidato após acusações nas redes
29 de Abril de 2026Foto: Reprodução
Desmatamento na Amazônia recua 17% no início de 2026, aponta levantamento
29 de Abril de 2026Foto: Orlando K Junior / Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023