14 mil vagas de emprego são ofertadas a beneficiários de programas sociais
16 de Setembro de 2020 - Redação Pernambués agora
O programa Progredir, do Ministério da Cidadania, está com 14 mil vagas de emprego, cursos de qualificação e apoio ao empreendedorismo, abertas, de forma virtual, para pessoas que são atendidas pelo Bolsa Família e estão inscritas no Cadastro Único
São postos de emprego para comércio, indústria, construção civil e transporte, entre outras áreas. A maior parte das oportunidades não exige experiência e alto nível de escolaridade.
De acordo com a coordenadora-geral de Mobilidades e Parcerias do Ministério da Cidadania, Alessandra Xavier Nunes, a iniciativa estimula a geração de emprego e renda, além de dar autonomia aos beneficiários de programas sociais. “O Progredir é resultado de uma articulação que envolve parceiros públicos e privados para promover a inclusão produtiva do público do Cadastro Único”, afirmou.
O programa também apoia o empreendedorismo e investe em qualificação profissional, disponibilizando centenas de cursos nas mais diversas áreas. “Tudo isso é para contribuir, para fortalecer capacidades individuais e gerar independência socioeconômica”, disse a coordenadora. “O Progredir assume um papel primordial de recolocação dessas pessoas no mundo do trabalho, que a gente acredita que é onde elas realmente querem ficar”, completou.
Como participar
Além de participar do Bolsa Família e do Cadastro Único, o interessado deverá fazer o registro no portal do Progredir com seu CPF. A ferramenta de cadastro permite elaborar um currículo, de forma rápida e simples. O documento fica disponível a empresas parceiras.
Eixos do Progredir
Coordenado pela Secretaria de Inclusão Social e Produtiva do Ministério da Cidadania, o Progredir atua de forma conjunta e integrada em três eixos:
– Intermediação de mão de obra: ferramenta para elaboração de currículos, identificação do perfil dos candidatos, cruzamento dos perfis dos candidatos e das vagas de emprego oferecidas por empresas parceiras, encaminhamento para o mercado de trabalho;
– Qualificação profissional: cursos gratuitos profissionalizantes, educação financeira e inclusão digital;
– Empreendedorismo (MEI): concessão de microcrédito para as famílias do CadÚnico investirem em pequenos negócios, e assistência técnica e inclusão financeira para trabalhadores autônomos inscritos no Cadastro.
Comentários
Outras Notícias
Babu Santana perde apartamento conquistado no BBB 26 após eliminação do reality
16 de Março de 2026Foto: TV Globo
Prefeitura de Salvador autoriza construção de camelódromo e obras de urbanização em Novo Horizonte
16 de Março de 2026Foto: Valter Pontes/Secom PMS
Ratinho vira alvo de críticas por comentários sobre Erika Hilton e é acusado de transfobia
16 de Março de 2026Foto: Reprodução/ Bruno Spada / Câmara dos Deputados
DNIT define novas regras de circulação na ponte do Rio Jequitinhonha, na BR-101, em Itapebi
16 de Março de 2026Foto: Reprodução / Radar News
GACC-BA abre inscrições para curso gratuito sobre diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil
13 de Março de 2026Foto: Divulgação
Sobrepeso lidera indicadores nutricionais entre adultos na Bahia, com mais de 833 mil casos
13 de Março de 2026Foto: Reprodução/Agência Brasília
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023