Mais de 10 mil candidatos a prefeito e vereador receberam auxílio emergencial irregularmente
30 de Outubro de 2020 - Redação Pernambués agora
Dados foram divulgados pelo Tribunal de Contas da União (TCU)
O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou, através de auditoria, que 10.724 candidatos a prefeito e vereador nas eleições de 2020 receberam parcelas do auxílio emergencial de forma irregular. De acordo com o relatório apresentado no plenário do TCU nesta quarta-feira (26) pelo ministro Bruno Dantas, os candidatos declararam patrimônio superior a R$ 300 mil.
A partir do cruzamento de dados também foi possível identificar 1,320 candidatos milionários que receberam o benefício distribuído a fim de minimizar os impactos da pandemia da Covid-19 nas famílias com baixa renda. O TCU analisou declaração de bens dos candidatos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Base Unificada de Pessoas, a folha de pagamentos do INSS e do Bolsa Família, e o Cadastro de Pessoas Físicas.
“Causa perplexidade imaginar que alguém que tenha patrimônio dessa monta ainda assim se disponha a solicitar o recebimento de auxílio emergencial e possa vir a ser eleito e gerir a coisa pública e a vida em comunidade”, disse Dantas. “Nós conseguimos verificar que esses candidatos, pessoas que se apresentam para as eleições, para a representação da sociedade, possuem patrimônio absolutamente incompatível com esse benefício, um benefício de R$ 600 que deveria se prestar para aliviar a fome e as dificuldades momentâneas de pessoas que abruptamente perderam o seu trabalho, a sua renda, as condições de produzir o seu sustento e o da sua família. Nós nos deparamos com um quadro absolutamente lamentável, um quadro que dá asco”, completou o relator do processo.
Comentários
Outras Notícias
Babu Santana perde apartamento conquistado no BBB 26 após eliminação do reality
16 de Março de 2026Foto: TV Globo
Prefeitura de Salvador autoriza construção de camelódromo e obras de urbanização em Novo Horizonte
16 de Março de 2026Foto: Valter Pontes/Secom PMS
Ratinho vira alvo de críticas por comentários sobre Erika Hilton e é acusado de transfobia
16 de Março de 2026Foto: Reprodução/ Bruno Spada / Câmara dos Deputados
DNIT define novas regras de circulação na ponte do Rio Jequitinhonha, na BR-101, em Itapebi
16 de Março de 2026Foto: Reprodução / Radar News
GACC-BA abre inscrições para curso gratuito sobre diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil
13 de Março de 2026Foto: Divulgação
Sobrepeso lidera indicadores nutricionais entre adultos na Bahia, com mais de 833 mil casos
13 de Março de 2026Foto: Reprodução/Agência Brasília
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023