Cultura

2 de Julho: ganha mais importância e vigor a cada ano; vereadores e populares foram às ruas de Salvador

02 de Julho de 2019 -Redação Pernambués agora
[2 de Julho: ganha mais importância e vigor a cada ano; vereadores e populares foram às ruas de Salvador]

Vereadores foram às ruas de Salvador para celebrar a Independência do Brasil na Bahia

A Festa da Independência do Brasil na Bahia, o 2 de Julho, ganha mais importância e vigor a cada ano. Uma prova dessa vitalidade foi mostrada pelos vereadores de Salvador, populares e autoridades civis e militares que foram às ruas da capital baiana, nesta terça-feira (2), para celebrar a data histórica dos baianos. Outra prova foi a escolha do tema deste ano: “Patrimônio do Povo”, que valoriza ainda mais o poder da participação popular.

O presidente da Câmara, vereador Geraldo Júnior (SD), analisou estes 196 anos de comemorações da Independência da Bahia como um momento muito importante para a cidade, a Bahia e o Brasil e que serve para estar com as pessoas e ouvir os seus reclames. “É um momento cívico que marca a quebra das resistências, a liberdade, a força da expressão, o espírito democrático de participação das pessoas nas ruas, a democracia e uma reverência aos heróis da Bahia que fizeram vez para a independência do Brasil”.

Ao participar pela primeira vez da festa cívica na condição de presidente do Poder Legislativo de Salvador, Geraldo Júnior acrescentou que a Câmara tem papel de destaque na festa cívica e também no cenário municipal ao combater forças do atraso que prejudicam o crescimento da cidade.

“A Câmara tem independência e autonomia e está em harmonia com o poder Executivo. Ela mostra, através dos vereadores, que tem uma participação jamais vista na história, estando presente nas ruas e junto da população”, frisou Geraldo Júnior.

 

Lideranças

 

O líder do governo na Câmara, vereador Paulo Magalhães Júnior (PV), afirmou que é um orgulho participar todos os anos da festa magna dos baianos. “É um momento histórico da Bahia e sobretudo do Brasil. A independência do Brasil se consolidou aqui, na luta dos baianos. Nada mais importante do que reverenciar a memória dos nossos ancestrais num dia festivo, de comemoração e de congraçamento”.

Já o líder da posição na Casa, vereador Sidninho (Podemos), observou que o simbolismo do 2 de Julho mostra que a Bahia tem muito que melhorar. “A independência é de direito, não de fato. Cabe a nós, cada vez mais, marcar presença, marcar território, e reforçar a nossa busca pelos pleitos municipais. Essa caminhada é um momento para encontrar com as lideranças e serve para reivindicar e agradecer o que conquistamos”.

Comentários

Outras Notícias

[Bolsonaro defende abrir 'caixa-preta' do próprio partido, PSL ]
Política

Bolsonaro defende abrir 'caixa-preta' do próprio partido, PSL

13 de Outubro de 2019

O presidente Jair Bolsonaro disse ontem, em visita a São Paulo (12) que quer mais transparência do PSL e que o partido deve abrir "caixa-preta" para explicar uso do fundo partidário

[Tufão Hagibis deixa 26 mortos e 18 desaparecidos no Japão]
Mundo

Tufão Hagibis deixa 26 mortos e 18 desaparecidos no Japão

13 de Outubro de 2019

A tempestade, considerada a mais forte a atingir Tóquio desde 1958

[Mancha de óleo de 21km² não está chegando à costa da Bahia, aponta Ibama]
Bahia

Mancha de óleo de 21km² não está chegando à costa da Bahia, aponta Ibama

13 de Outubro de 2019

Na última sexta-feira a substância foi encontrada nas praias de Piatã, Vilas do Atlântico, Praia do Flamengo e Jardim dos Namorados

[Saiba quais praias estão impróprias para banho neste domingo (13)]
Bahia

Saiba quais praias estão impróprias para banho neste domingo (13)

13 de Outubro de 2019

Uma mancha de óleo atinge o Litoral do Nordeste e com sua chegada à Bahia, recomenda-se evitar contato com a areia e a água do mar nas localidades em que foram visualizadas presença desse óleo

[Irmã Dulce é canonizada e se torna Santa Dulce dos Pobres]
Mundo

Irmã Dulce é canonizada e se torna Santa Dulce dos Pobres

13 de Outubro de 2019

Além de Irmã Dulce, foram canonizados mais três santos

[Cartelas físicas da Zona Azul deixam de ser comercializadas a partir da próxima semana]
Bahia

Cartelas físicas da Zona Azul deixam de ser comercializadas a partir da próxima semana

12 de Outubro de 2019

Para que não haja prejuízo para quem já adquiriu as cartelas, estas ainda poderão ser utilizadas até o dia 30 sem que haja problemas com a fiscalização.