Cultura

Suíca aponta que dia das tradições africanas é reconhecimento cultural do povo negro

30 de Setembro de 2019 -Redação Pernambués agora
[Suíca aponta que dia das tradições africanas é reconhecimento cultural do povo negro]

O último dia do mês de setembro é especial para o povo negro em Salvador

É no 30 de setembro que se comemora o Dia Municipal das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. Essa data consta no calendário cultural da capital baiana graça a um projeto de lei do vereador Luiz Carlos Suíca (PT), que garantiu uma política de reparação e uma forma de homenagear a cultura popular. Conforme o edil petista, a ação foi um pedido direto do movimento negro do estado da Bahia e assegura o reconhecimento cultural e religioso, além da preservação das raízes africanas.

“É de suma importância que datas como essa sejam, cada vez mais, expostas e façam parte do calendário tradicional de Salvador. O nosso projeto foi para prestar justa homenagem a esta religião tão popular no nosso país e que tanto contribui para a preservação das raízes africanas formadoras do nosso povo. Tenho orgulho de ser reconhecimento como um vereador que luta para preservar suas raízes. Tenho a cultura africana e o candomblé no sangue e o povo negro é maioria nesta cidade, e neste estado. Tudo que fizermos para reparar será pouco”, destaca o vereador soteropolitano.

Vice-líder da oposição na Câmara de Salvador, Suíca ainda frisa que o Dia Municipal das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé também é importante para o turismo religioso na cidade. Ele destaca que a capital baiana está no roteiro turístico nacional e que matrizes africanas ampliam o conhecimento sobre história do povo negro e sobre a própria história da cidade. “Se completam na verdade. Cultura e religião são de conhecimentos populares, acredito que ambos, na teoria, estão diretamente ligados ao conhecimento popular”, completa.
 

Comentários

Outras Notícias

[Sertão do São Francisco receberá maior volume de investimentos em 2020]
Bahia

Sertão do São Francisco receberá maior volume de investimentos em 2020

18 de Fevereiro de 2020

O território Sertão do São Francisco, que inclui cidades como Casa Nova, Juazeiro, Sento Sé e Sobradinho, receberá a maior fatia de investimentos assinados no ano passado para esse ano de 2020. Devem ser gerados, neste ano, quase 2 mil postos de trabalho.

[Flávio Bolsonaro posta vídeo de Adriano da Nóbrega morto e acusa PM-BA de tortura]
Política

Flávio Bolsonaro posta vídeo de Adriano da Nóbrega morto e acusa PM-BA de tortura

18 de Fevereiro de 2020

O senador Flávio Bolsonaro publicou nas suas redes sociais um vídeo em que o corpo do miliciano Adriano da Nóbrega e exposto após sua morte, em operação policial na Bahia, na semana passada.

[Petroleiros indicam continuação da greve, após TST considerar movimento ilegal]
Brasil

Petroleiros indicam continuação da greve, após TST considerar movimento ilegal

18 de Fevereiro de 2020

Em greve desde o dia primeiro deste mês, os petroleiros avaliam um posicionamento em resposta à decisão monocrática do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Ives Gandra, que considerou a paralisação abusiva e ilegal.

[Coronavírus leva a 'êxodo' dos times da China]
Esportes

Coronavírus leva a 'êxodo' dos times da China

18 de Fevereiro de 2020

O surto de coronavírus que atinge a China tem causado indecisão no futebol local.

[Paulo Carneiro é multado e suspenso por ofensas a árbitro]
Esportes

Paulo Carneiro é multado e suspenso por ofensas a árbitro

18 de Fevereiro de 2020

O dirigente rubro-negro foi enquadrado no artigo 243-F, que trata de ofender alguém em sua honra por fato relacionado diretamente ao esporte. Ele foi suspenso por 30 dias e terá que pagar multa de R$ 15 mil.

[Polícia Civil realiza ações para o respeito às mulheres no Carnaval]
Bahia

Polícia Civil realiza ações para o respeito às mulheres no Carnaval

18 de Fevereiro de 2020

O público recepcionou a iniciativa da Polícia Civil contra o crime de Importunação Sexual com a campanha “Eu respeito o seu não” no Furdunço e no Shopping da Bahia