Cultura

Artistas realizam Ato Performance pela Paz e Contra a Tortura da população negra, no Curuzu na próxima sexta-feira (13)

12 de Março de 2020 -Redação Pernambués agora
[Artistas realizam Ato Performance pela Paz e Contra a Tortura da população negra, no Curuzu na próxima sexta-feira (13) ]

O ato criado e organizado por artistas independentes se propõe ser uma denúncia contra a tortura histórica da população negra em Salvador e um pleito as autoridades pela ampladivulgação do direito de filmar a abordagem de qualquer segurança e/ou policial.

A performance/protesto Pela Paz, Contra a Tortura da População Negra acontecerá através de uma intervenção artística, utilizando as linguagens do teatro, dança, música, grafite e audiovisual, envolvendo toda a comunidade local em um formato de um espetáculo itinerante, nesta  sexta feira (13) às 15h no canteiro de obras da ladeira do Curuzu (concentração na frente da sede do Ilê), para repudiar a tortura da população negra e pelo direito de gravar as abordagens policiais em legítima e irrestrita garantia dos direitos humanos.
 
Salvador vem testemunhando através de diversos “vídeos denuncia” mostrando  o abuso de poder da polícia, assim, como a infração de  direitos humanos em suas violentas abordagens. Nos últimos anos a imprensa veiculou notícias sobre diversas situações de ódio, tais como: homem agredido por filmar corpo em cena de crime em Itinga; grávida espancada no Santo Antônio Além do Carmo; constrangimento ilegal e abuso de autoridade contra empresário agredido em agência bancária; jovem sofre com abordagem truculenta em Paripe. O que é comum entre todos os casos o abuso de poder de alguns membros da instituição policial.
 
“Nesta sexta-feira faremos o ato do 'Belo contra a Barbárie' , do 'Belo contra a tortura' , do 'Belo contra o genocídio'. A arte fazendo comunhão com o povo despertando consciência,  unificando laços e rompendo as grades da ilusão”, destaca o ator, diretor e dramaturgo Ângelo Flávio, um dos idealizadores do Ato.
 
Também integram o coletivo independente, Everton Machado, Heron Sena, Tânia Toko, Fabrício Boliveira, Leno Sacramento, Edvana Carvalho a Nildinha Fonseca.
 
“Exigimos como cidadãos, que no Estado da Bahia tenhamos o pleno direito de filmar abordagens policiais para coibir o uso abusivo da força”, destaca o artista e também organizador, Heron Sena.
 
Apoiam a ação o Ilê Aiyê, o Instituto Mídia Étnica, a Mahin - Organização de Mulheres Negras, Associação de Moradores do Curuzu e à comunidade local.
 
?O que?
ATO PERFORMANCE "Pela paz, contra a tortura da população negra"
?Quando e Onde?
Sexta feira, 13/03 às 15h
Local: CURUZU, Liberdade.
Concentração: canteiro de obras em frente à Sede do Ilê , às 15h00

Informações imprensa: Midiã Noelle - 71) 99327-6643

Comentários

Outras Notícias

[Abastecimento de água é retomado no Subúrbio após manutenção em reservatório]
Bahia

Abastecimento de água é retomado no Subúrbio após manutenção em reservatório

31 de Março de 2020

O abastecimento de água em alguns bairros do Subúrbio Ferroviário começou a ser retomado ontem (30) à noite, após a conclusão de serviços de manutenção nos equipamentos do reservatório de Ilha Amarela, segundo a Embasa

[Bancada do PT devolve tickets alimentação à Câmara de Salvador e pede que sejam destinados para doação]
Bahia

Bancada do PT devolve tickets alimentação à Câmara de Salvador e pede que sejam destinados para doação

31 de Março de 2020

Vereadores da oposição solicitam à Câmara Municipal de Salvador que a verba destinadase para tickets refeição sejam doada à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre)

[Desemprego aumenta para 11,6% em fevereiro e chega a 12,3 milhões de pessoas]
Brasil

Desemprego aumenta para 11,6% em fevereiro e chega a 12,3 milhões de pessoas

31 de Março de 2020

A taxa de desemprego no Brasil aumentou para 11,6% no trimestre encerrado em fevereiro,  de acordo com dados divulgados hoje (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

[Mais 15 dias: ACM Neto prorroga decreto que fecha shoppings, escolas, universidades e academias durante pandemia]
Bahia

Mais 15 dias: ACM Neto prorroga decreto que fecha shoppings, escolas, universidades e academias durante pandemia

31 de Março de 2020

A proibição foi publicada no Diário Oficial no dia 18 deste mês, com validade até esta quarta (1º)

[Partidos de esquerda, MST e estudantes agendam o “maior panelaço da quarentena” para hoje (31) ]
Brasil

Partidos de esquerda, MST e estudantes agendam o “maior panelaço da quarentena” para hoje (31)

31 de Março de 2020

Ato denominado como “maior panelaço da quarentena” está marcado para acontecer ás 20:30

[Estudo aponta quais bairros de Salvador terão disseminação acelerada do coronavírus]
Saúde

Estudo aponta quais bairros de Salvador terão disseminação acelerada do coronavírus

31 de Março de 2020

Bairros mais vulneráveis ao contágio estão nas regiões centrais da Área Urbana Consolidada e no Subúrbio Ferroviário e Miolo, onde os índices de pobreza são historicamente mais elevados